Na Zona da Mata as cidades atingidas foram: Cataguases, Guidoval, Manhuaçu, Miraí, São Geraldo, São João Nepomuceno, Ubá e Visconde do Rio Branco.
Um apagão de grandes proporções atingiu ao menos 20 estados do Brasil e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira, 14 de outubro, afetando diversas cidades da Zona da Mata Mineira. O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informaram que a falha foi causada por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, em Campo Largo (PR).
O incidente provocou o desligamento de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).
A distribuidora Energisa confirmou que o fornecimento de energia foi interrompido nas seguintes cidades sob sua concessão:
O fornecimento de energia para os clientes da Energisa nessas cidades foi normalizado por volta das 0h37.
A Cemig, que atende a outras áreas da região, também confirmou que algumas cidades foram afetadas, mas não divulgou ainda quais cidades forma atingidas pelo apagão. A companhia informou que 99% dos clientes foram restabelecidos até 1h30, e todos os clientes impactados tiveram a energia recomposta até as 6h12.
O ONS detalhou que o incêndio na subestação de Bateias (500 kV) desligou toda a estrutura, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. O evento resultou em perdas de carga controladas em todos os quatro subsistemas nacionais.
O tempo de recomposição total das cargas foi de aproximadamente uma hora e meia para as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O ONS já programou reuniões para identificar as causas e iniciar o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17).