Universidade Federal de Viçosa mantém 17 cientistas em ranking global elaborado pela Universidade de Stanford.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) contabiliza 17 pesquisadores incluídos em um ranking que elenca os cientistas mais influentes do mundo. O número é o mesmo registrado pela instituição em 2023. A listagem, elaborada pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, é publicada no repositório de dados da editora Elsevier e foi divulgada em setembro de 2025.
O Brasil possui 1.461 pesquisadores listados neste ranking, o que representa 0,6% do total mundial. O país ocupa a 24ª posição global. Mais de 600 destes cientistas brasileiros atuam em universidades federais, incluindo os 17 da UFV.
A elaboração desta listagem, que ocorre desde 2019, considera critérios de impacto científico. Entre eles, estão o número total de citações dos trabalhos dos pesquisadores por outros cientistas e o Índice h (h-index), que mede a produtividade e o impacto da pesquisa. Outros fatores considerados incluem citações de autoria única ou como primeiro ou último autor, que indicam liderança científica.
Para assegurar uma classificação justa entre as diferentes disciplinas, o ranking considera também o número de publicações em periódicos e conferências classificadas e ranqueadas em cada área examinada, além do índice D.
A lista dos 17 pesquisadores da UFV citados no ranking é: Adriano Nunes Nesi, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Cosme Damião Cruz, Cristiano Lopes Andrade, Edenio Detmann, Emerson Del Ponte, Fábio Murilo da Matta, Fabrício Ávila Rodrigues, Francisco Murilo Zerbini, José Cola Zanúncio, José Eduardo Serrão, Marcelo Coutinho Picanço, Márcio José da Silva, Mariana Machado Neves, Markssuel Teixeira Marvila, Raul Narciso Carvalho Guedes e Wagner Luiz Araújo.
Informações: UFV