15º SIA da Universidade Federal de Viçosa retorna reformulado e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O 15º Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começou na segunda (20), marcando o início de uma nova fase para o evento. Após um período de reestruturação, o SIA retornou com uma identidade visual reformulada e uma programação que propõe novas formas de integrar ciência, arte e a comunidade nos três campi da instituição.
O Simpósio estabelece vínculos diretos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O tema desta edição é: Das Montanhas de Minas ao Oceano: os caminhos da ciência para um futuro sustentável. O tema está em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo Karla Damiano Teixeira, presidente da comissão organizadora do SIA, o Simpósio abandona o formato tradicional e adota um caráter dinâmico. A nova estrutura conecta ensino, pesquisa e extensão com os desafios globais por meio das categorias SIA Acadêmico, SIA Cult e SIA+.
No campus Viçosa, o hall do Centro de Vivência registrou a chegada de estudantes para o credenciamento logo cedo. No mesmo local, os visitantes puderam ver a mostra O Olhar que Constrói, do professor Eduardo França Castro, do campus Florestal. A exposição aborda a ilustração científica como linguagem artística e instrumento de difusão do conhecimento.
A cerimônia de abertura ocorreu no fim da tarde, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. O evento começou com a apresentação de dança Olhar Complexo, do projeto Da Favela para o Mundo. O espetáculo, dirigido por Yan Castro e coreografado por ele e Luide Barros, propôs reflexões sobre corpo, identidade e pertencimento.
Na sequência, durante a mesa de abertura, o reitor Demetrius David da Silva destacou a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na UFV. O reitor mencionou que a realização de eventos como o SIA contribui para o reconhecimento nacional e internacional da excelência da instituição. A mesa foi composta pela vice-reitora Rejane Nascentes; pelos pró-reitores Raul Guedes, Cristiane Baquim e José Ambrósio Ferreira Neto; pela diretora Maisa Oliveira da Costa (SEDE-MG); pelo diretor Luiz Gustavo Cançado (Fapemig) e pela presidente da comissão organizadora, Karla Damiano Teixeira.
O primeiro dia foi encerrado com a palestra Do local ao global: histórias que conectam sustentabilidade e o futuro, ministrada pela comunicadora socioambiental Giovanna Nader. A comunicadora, reconhecida por sua atuação em moda consciente e consumo responsável, incentivou o público a refletir sobre a relação entre escolhas individuais e impacto coletivo. A palestra abriu a série de atividades que seguem ao longo da semana.
A programação continua nesta terça-feira (21) com a mesa-redonda Novos Projetos, Novas Parcerias. O debate discutirá oportunidades que a UFV constrói com o Estado de Minas Gerais e com instituições da Europa, reunindo Charlotte Grawitz (EURAXESS), Luiz Gustavo Cançado (Fapemig) e Maisa Oliveira da Costa (SEDE-MG).
As atividades do SIA 2025 seguem até sábado (25), incluindo apresentações, oficinas, feiras e o caminhão Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, que estará no campus Viçosa com ações abertas à comunidade.
Informações: UFV