
Em tempos de COP-30, a Federação Mineira de Apicultura (Femap) realiza, entre quarta (22/10) e quinta-feira (23/10), em Montes Claros, o 5º Congresso Mineiro de Apicultura e Meliponicultura, e o 22º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, com foco na sustentabilidade. Os eventos, promovidos em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), reúnem mais de 1.500 pessoas no Parque João Alencar Athayde, entre produtores, técnicos, pesquisadores e representantes de entidades, para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas para o setor apícola.
Homenageado durante a abertura do evento, em reconhecimento ao suporte dado pela Seapa para o desenvolvimento da cadeia apícola em Minas, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, ressaltou a importância da atividade, sobretudo para a agricultura familiar.
“São milhares de produtores que trabalham nesta cadeia, que agregam valor no mel, no própolis. E a Secretaria de Agricultura está aqui, com a Emater, o IMA e a Epamig, nossas empresas vinculadas, trabalhando junto aos produtores, junto à Femap, para fortalecer cada vez mais esta cadeia”, destacou. Além dele, também foram agraciados com uma placa líderes do Sebrae-MG, Faemg/Senar, Codevasf e Ocemg, também parceiros do evento.
Desafios