
Secretaria de Agropecuária (Semag) de Viçosa reforça obrigatoriedade da vacina em bezerras para evitar prejuízos e riscos à saúde
A Secretaria Municipal de Agropecuária (Semag) da Prefeitura de Viçosa orienta os produtores rurais do município sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a brucelose. A imunização é crucial e deve ser aplicada em bezerras bovinas e bubalinas (búfalos) que possuam entre três e oito meses de idade. Produtores que não realizarem a vacinação de seus animais estão sujeitos à aplicação de multas.
A brucelose bovina é causada pela bactéria Brucella abortus. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que provoca prejuízos econômicos significativos à pecuária. Entre os problemas gerados pela doença estão abortos, retenção de placenta e o nascimento de bezerros fracos ou natimortos.
A vacinação tem a função de prevenir abortos e controlar a propagação da doença no rebanho. A Semag exige que os produtores comprovem a vacinação dos animais a cada seis meses. A comprovação deve ocorrer por meio da apresentação de um atestado fornecido por um veterinário autorizado.
A brucelose, além dos impactos financeiros na produção, é classificada como uma zoonose. Esta característica significa que a doença representa um risco à saúde humana. O contágio pode ocorrer, principalmente, pela ingestão de leite cru e produtos derivados provenientes de animais infectados.
A transmissão para humanos também pode acontecer no momento de auxílio ao parto de fêmeas doentes. O contato direto com o feto, a placenta e as secreções contaminadas é um meio de transmissão. Por este motivo, a Semag ressalta a importância de utilizar sempre equipamentos de proteção individual, como óculos, luvas, roupas e calçados adequados, ao lidar com estes animais.
A cartilha completa com as informações detalhadas sobre a vacinação e a doença está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura de Viçosa, no endereço: www.vicosa.mg.gov.br. A Semag reforça a necessidade de cumprimento da lei para garantir a saúde do rebanho e evitar penalidades.
Informações: Assessoria de Comunicação