
Primeiro dia do evento reúne artistas e coletivos em atividades de artes visuais, teatro e audiovisual em Viçosa
A VIII Mostra de Arte Preta começa nesta quinta-feira, 7 de novembro, com uma programação voltada às artes visuais, teatro e audiovisual. As atividades ocorrem em Viçosa e reúnem artistas e coletivos com produções voltadas à valorização da arte preta.
A abertura será às 13h, com a exposição de artes visuais e audiovisual dos artistas Blue Angel, J’Azullum, Karina Marcilio, Marcela Sicília e Poly Carvalho. O espaço permanece aberto ao público ao longo da tarde.
Às 14h30, o Grupo Encruza de Teatro, de Juiz de Fora, conduz a oficina “O corpo tem razões”, que aborda corpo e criação a partir de resgates sensoriais. Logo após, às 15h30, o grupo também coordena uma roda de conversa sobre as relações entre coletivos artísticos, artistas pretos e políticas públicas, promovendo o diálogo entre os participantes.
A partir das 17h, ocorre o lançamento oficial do documentário “Eu Sou Quilombola!”, dirigido por Raoni Garcia e Matheus José Vieira. O filme integra a programação audiovisual da mostra e destaca experiências e perspectivas de comunidades quilombolas.
Encerrando o primeiro dia, às 17h20, o Grupo Encruza de Teatro apresenta o espetáculo “Orixás, Flores e Amores”, também oriundo de Juiz de Fora. A apresentação reúne elementos cênicos e musicais que compõem a produção do coletivo.
A organização informou que, na sexta-feira, 8 de novembro, a programação segue com uma mostra artística a partir das 18h30, reunindo diversas linguagens, entre elas música, artes visuais, audiovisual e dança.
Informações: UFV