{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Professor da UFV é reconhecido entre os brasileiros mais influentes em políticas públicas globais
10 de novembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Levantamento internacional destaca o impacto das pesquisas do professor Marcos Heil Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, em decisões de políticas ambientais e climáticas

O professor Marcos Heil Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi reconhecido entre os pesquisadores brasileiros mais citados em documentos que embasam decisões em políticas públicas no mundo. O levantamento é resultado de uma parceria entre a Agência Bori e a Overton, plataforma internacional que monitora a interface entre ciência e políticas públicas.

O estudo identificou 107 cientistas brasileiros com pelo menos 150 citações em relatórios técnicos, pareceres e documentos estratégicos utilizados por governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. Desde 2019, as produções desses pesquisadores fundamentaram mais de 33,5 mil documentos de políticas públicas.

Entre os pesquisadores citados, Marcos Heil Costa está no grupo de 35% que concentram esforços em temas ambientais. Suas pesquisas analisam como o desmatamento e as mudanças no uso do solo influenciam o clima, a agricultura, os recursos hídricos e o balanço de carbono. Os resultados de seus estudos têm subsidiado políticas de diferentes ministérios brasileiros.

No Ministério do Meio Ambiente, contribuíram para o Código Florestal, ações de redução do desmatamento na Amazônia e no Cerrado e o programa de pagamento por serviços ambientais. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as pesquisas fundamentaram o Plano ABC, voltado à agricultura de baixa emissão de carbono. No Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, serviram de base para políticas de gestão de recursos hídricos.

Em âmbito internacional, os estudos do professor da UFV integram relatórios sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de orientar estratégias de agricultura sustentável em outros países. Ele é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do Science Panel for the Amazon e do Comitê Assessor em Ciências Ambientais do CNPq.

O levantamento também menciona a professora Mercedes Bustamante, ex-aluna do mestrado em Fisiologia Vegetal da UFV e docente na Universidade de Brasília (UnB). Seu trabalho embasou o Report on Biodiversity and Pandemics, publicado pela IPBES em 2020, e foi citado no Primeiro Relatório Bienal de Transparência do Brasil à Convenção do Clima, em 2025.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Narciso Guedes, o reconhecimento evidencia o papel da pesquisa científica brasileira na formulação de políticas públicas e o papel das universidades como produtoras de conhecimento voltado a desafios sociais e ambientais.

Informações: UFV