{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Festival Afro-brasileiro em Ponte Nova homenageia duas lideranças viçosenses
17 de novembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Evento focou em cultura popular e história afro-brasileira.

O 11º Festival de Cultura Afro-brasileira Ponte Nova, em realizou uma homenagem a duas lideranças do movimento negro. As homenageadas, viçosenses, foram Maria de Lourdes Ferreira e Teresinha Ferreira.

Maria de Lourdes Ferreira é a presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade de Viçosa (UNEGRO).

Teresinha Ferreira ocupa o cargo de vice-presidente da UNEGRO. Ela possui reconhecimento como Mestra Popular e Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagem e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além das atividades na UNEGRO, Teresinha Ferreira atua no movimento negro e no movimento de religiosidade de matrizes africanas.

O festival dedicou o evento à cultura popular afro-brasileira. A organização destacou a importância da luta pela valorização desta cultura. Segundo os participantes, "um povo sem memória de sua história é como uma árvore sem raiz".

Maria de Lourdes Ferreira e Teresinha Ferreira expressaram gratidão pela homenagem recebida. As líderes do movimento negro afirmaram terem acolhido a homenagem. Elas mencionaram gratidão ao Mestre Leandro Senzala.

O 11º Festival de Cultura Afro-brasileira proporcionou um momento de reconhecimento do trabalho de ativistas regionais. O evento reforçou o papel da memória histórica e cultural afro-brasileira para a comunidade. O foco na cultura popular e a presença de lideranças comunitárias caracterizaram a edição deste ano.

O evento, realizado em Ponte Nova, celebrou o legado e as contribuições da cultura afro-brasileira. A homenagem a Maria de Lourdes Ferreira e Teresinha Ferreira reconheceu o trabalho de articulação e ativismo que elas desenvolvem na região, especialmente em Viçosa e no movimento de matrizes africanas.