{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Viçosa registra 515 casos de dengue e mantém cenário de baixo risco para arboviroses
19 de novembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Boletim epidemiológico aponta situação atual de dengue, chikungunya e zika no município

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, ontem,18 de novembro, o boletim epidemiológico referente às arboviroses em Viçosa. O documento apresenta os dados de dengue, chikungunya e zika registrados até o momento no município.

Viçosa contabiliza 1.250 notificações de dengue. Destas, 716 foram descartadas e 515 casos confirmados. Três óbitos ocorreram em decorrência da doença. Nas últimas quatro semanas, o município registrou 13 casos, entre positivos e em investigação, sem novos registros de chikungunya e zika nesse período.

Em relação à chikungunya, o boletim aponta 25 notificações, com 24 confirmações e um caso negativo. Já para zika, houve uma notificação, descartada após análise.

O levantamento utiliza dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). De acordo com o sistema, Viçosa está classificada como município de baixo risco para dengue, chikungunya e zika. Esse cenário orienta as ações de vigilância e controle do Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das três doenças.

A Secretaria reforça a necessidade de eliminar pontos de acúmulo de água, como caixas d’água, calhas, ralos e recipientes expostos. A orientação também inclui evitar o descarte irregular de lixo, que tende a favorecer a proliferação do mosquito. As medidas preventivas são consideradas fundamentais para reduzir a circulação do vetor e impedir novos casos.

A população deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência em casos de sintomas compatíveis com arboviroses. Entre os sinais citados estão febre, dor no corpo, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele, enjoo e cansaço. O atendimento precoce possibilita avaliação médica adequada e registro atualizado no sistema de notificações.

A atualização do boletim complementa as ações permanentes de monitoramento realizadas pela rede municipal de saúde.

Informações: PMV