{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Viçosa na COP 30: Município é reconhecido como “Líder em Inovação” para Soluções Climáticas
25 de novembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Viçosa foi mencionada como cidade líder em inovação, com o destaque: “onde o futuro nasce para o mundo”.

A Prefeitura de Viçosa marcou presença, remotamente, na COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém (PA), reforçando o status do município como um polo de inovação e sustentabilidade.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, Daniel Cabral, participou, no último dia 13, do painel "Inovação liderada pelas cidades com potencial global".

Viçosa no Relatório Global e na Declaração Nacional

A participação integrou o evento de lançamento do relatório "Gigatons of Climate Innovations from Brazil", que catalogou mais de 100 inovações brasileiras e contou com contribuições diretas do tecnoPARQ/UFV e do município de Viçosa.

Na ocasião, foi divulgada a Declaração de Soluções das Cidades do Brasil, que reconhece o papel dos municípios como exportadores de soluções para o clima. Viçosa foi mencionada como cidade líder em inovação, com o destaque: “onde o futuro nasce para o mundo”.

Estratégias Apresentadas

Em sua apresentação, Daniel Cabral detalhou:

  • As estratégias municipais para fortalecer o ecossistema de inovação local.
  • Os fatores que impulsionaram o destaque de Viçosa no cenário nacional e global.
  • Os desafios e oportunidades para que o município se consolide como exportador de soluções climáticas.

O subsecretário afirmou que a participação na COP 30 "reforçou o avanço das políticas públicas locais de inovação e sustentabilidade".

tecnoPARQ Também Representado

Além da prefeitura, a diretora executiva do tecnoPARQ/UFV, professora Adriana Ferreira de Faria, representou Viçosa em outro painel da conferência: "Brazil as a Gigaton Exporter of Climate Solutions", que discutiu a escalabilidade e sustentabilidade das soluções climáticas brasileiras.