Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Temporal provoca alagamentos, deslizamento e morte em Muriaé

10 de fevereiro de 2026


{{brizy_dc_image_alt entityId=

Chuva de cerca de 100 mm em 3 horas causou transbordamento de córregos, bloqueio na BR-356 e atingiu bairros da cidade

Um temporal com volume aproximado de 100 mm de chuva em cerca de 3 horas causou transtornos em Muriaé, na madrugada desta terça-feira (10). O volume concentrado provocou o transbordamento de córregos, alagamentos em vias urbanas, deslizamentos de terra e resultou em uma morte. Órgãos de emergência atuaram durante toda a madrugada e seguem em monitoramento ao longo do dia.

A mobilidade foi impactada na rodovia BR-356, nas proximidades da garagem da empresa Eromave. Uma queda de barreira bloqueou totalmente a pista nos 2 sentidos, impedindo a circulação de veículos. Durante o bloqueio, uma viatura do Corpo de Bombeiros, que retornava de um atendimento no distrito de Pirapanema, ficou presa na lama. Na manhã desta terça-feira (10), o trecho já estava liberado, embora ainda houvesse acúmulo de barro na pista.

Na área urbana, o volume de água superou a capacidade de escoamento em diferentes pontos do município. No bairro Vila Leite, a Rua Francisco Elias registrou invasão de água em residências, com danos materiais relatados por moradores. No bairro Napoleão, ruas ficaram alagadas por um curto período, com redução do nível da água após o pico da chuva.

A ocorrência mais grave aconteceu na Vila Conceição. Por volta de 1h da manhã, um deslizamento de terra atingiu uma residência. Um homem, que estava no interior do imóvel no momento do deslizamento, foi soterrado pela lama. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas ainda durante a madrugada.

As equipes atuaram por mais de 5 horas no local, com apoio de militares que estavam de folga. O trabalho ocorreu em meio à lama e aos escombros da residência. O corpo da vítima foi localizado às 5h38, sob uma grade de metal e grande quantidade de terra. A Polícia Civil acionou a perícia técnica, e o serviço funerário realizou os procedimentos legais.

Após os atendimentos iniciais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantiveram o estado de alerta no município. As equipes monitoram áreas com risco de deslizamento, devido ao solo encharcado após o volume de chuva registrado em curto intervalo de tempo. A orientação é para que moradores de áreas suscetíveis permaneçam atentos a sinais de instabilidade.