A Coordenação do Programa Casa das Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Defensoria Pública, realizou no período de 7 a 12 de janeiro a semana de formação de oito estagiárias que irão atender mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
O programa, que faz parte da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres, é uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública, da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal de Viçosa. Na formação foram apresentadas e discutidas as seguintes temáticas: gênero, feminismo, patriarcado, Lei Maria da Penha, Observatório da Violência contra a Mulher, Rede Protetiva e Políticas Públicas para as Mulheres. Utilizando a metodologia participativa, no último dia de treinamento foi realizada avaliação das atividades do ano 2018 e planejamento das atividades para 2019.
A formação contou com a presença da coordenadora e da supervisora do Programa Casa das Mulheres, Cristiane Magalhães e Gabriela Câmara, respectivamente; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Flávia Diniz; da responsável pelo Observatório da Violência Contra a Mulher e funcionária da secretaria de Saúde, Rita Souza; da ex-Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Luciane Arruda, e da estudante de Doutorado da UFV, Paloma Rosa Ferreira, cuja pesquisa é a avaliação da Rede Protetiva em nosso município.
O Programa Casa das Mulheres funciona na sede administrativa da Prefeitura de Viçosa, de segunda à sexta-feira, de 08h30 às 11h30 e de 14h00 às 17h00 e atende mulheres acima de 18 anos em situação de violência, residentes em Viçosa ou nos municípios vizinhos e atua a partir da livre demanda e de encaminhamentos de outros órgãos municipais. O atendimento é feito de forma sigilosa.
Fonte: Prefeitura de Viçosa.