Na madrugada de domingo, dia 05 de maio, uma jovem fez um relato no Facebook. No desabafo, ela evidencia a importância de enxergarmos de forma real a depressão e as situações que a permeiam.
A jovem pede atenção, das autoridades, dos orgãos, competentes e relata também um caso de agressão física.
Você sabia que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano da depressão e em quinta posição no mundial?
Segundo as estimativas da instituição ligada à ONU, em 2015 cerca de 322 milhões de pessoas (ou 4,4% da população global) sofriam com desordens depressivas, das quais mais de 11,5 milhões eram brasileiras — ou 5,8% da população nacional.
Outro dado de impacto é a liderança na lista mundial de transtorno de ansiedade, calculado em aproximadamente 264 milhões de pessoas, sendo quase 18,7 milhões no Brasil, numa prevalência de 9,3% na população, o que quer dizer que quase um em cada dez brasileiros enfrenta problemas nesta seara, que inclui a chamada síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e desordens de estresse pós-traumático, ansiedade social e ansiedade generalizada.
Confira a entrevista com o psicológo Nelimar Ribeiro, na Rádio Montanhesa FM 106,5 sobre o tema.