A Secretaria Municipal de Saúde está aderindo à uma campanha do Ministério da Saúde que visa intensificar o combate ao sarampo no país. O objetivo é vacinar crianças de 6 a 11 meses de idade, público-alvo mais suscetível a casos graves e óbito. A medida é uma resposta ao aumento de casos da doença em alguns estados.
Para isso, os pais ou responsáveis devem procurar os postos de saúde, com cartão de vacina da criança nos seguintes horários:
Policlínica: de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h;
PSF São José do Triunfo: de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h;
Divisão de Saúde UFV: de segunda à sexta-feira, de 13h30 às 16h30;
Nos PSFs que têm sala de vacina: 8h às 10h30h e 13h às 16hs.
Dia da Vacina nos bairros
Para conseguir atender a todos os bairros, a Sala de Vacinas organizou a seguinte escala de atendimento:
3ª feira
PSF Cachoeirinha
PSF Nova Viçosa/Posses
PSF São José Barrinha/C. Nova
PSF Bom Jesus1
PSF Bom Jesus 2
PSF Santa Clara 1
PSF Santa Clara 2
4ª feira
PSF Novo Silvestre
PSF Silvestre
PSF Santo Antonio 1
PSF Santo Antonio 2
5ª feira
PSF São José Barrinha/C. Nova
PSF Nova Era
PSF Amoras
PSF São Sebastião
PSF João Braz*
6ª Feira
Nova Viçosa/Posses
A campanha não elimina a dose regular
A dose da vacina contra o sarampo recebida até os 11 meses e 29 dias, a “dose zero”, não substitui o cronograma proposto para a criança no calendário nacional de vacinação. Assim, a primeira dose da Tríplice Viral que é tomada com 12 meses ainda deve ser tomada, respeitando o intervalo de 3o dias entre as doses. Da mesma forma, aos 15 meses a tetra-viral deve ser aplicada na criança.
As ações de combate ao sarampo têm sido reforçadas, para prevenir que o vírus se espalhe. Além disso, quando um caso suspeito é identificado o bloqueio vacinal é realizado, isto é, todas as pessoas que tiveram ou têm contato com aquele caso suspeito são vacinadas em 72h, caso não tenham sido vacinadas anteriormente.
De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 20, o Brasil registrou nos últimos 90 dias 1.680 casos. No total, 11 estados têm casos confirmados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1).