Uma velha reclamação dos viçosenses parece ter ganhado uma solução. Em diversos pontos da cidade é comum à existência de lotes vagos, que estão tomados pelo mato alto e se tornam verdadeiros depósitos de lixo e entulho. Se tornando locais ideais para a procriação de ratos, cobras e insetos e verdadeiros criadouros para o mosquito da dengue.
Uma parceria entre a Prefeitura de Viçosa e o Corpo de Bombeiros acaba de lançar a Campanha “Lote limpo, lote seguro”, que tem por objetivo conscientizar os proprietários de áreas não edificadas (lotes), a manterem limpo o local. A atividade conscientizadora pretende orientar a população de que lotes vagos e sem os cuidados necessários tornam-se local ideal para a proliferação do Aedes aegypti - transmissor da dengue, zica e chikungunya, e, também, de caramujo africano, escorpiões, roedores e baratas, que podem trazer sérios prejuízos para a saúde das pessoas. Além disso, tornam-se ambiente propício para atividades ilegais e para incêndio em época de seca.
Para evitar mal maior, o proprietário deve manter o seu lote sempre limpo e protegido com providências simples como cercamento do lote, capina periódica e vistoria para que o lote não se torne depósito de lixo ou resíduo. Onde houver meio fio, o proprietário deverá, além do cercamento, promover a construção da calçada. Já a população que reside próximo a lotes vagos, deve evitar o despejo de lixo ou entulho no local e denunciar as pessoas que agem assim ao Departamento de Fiscalização Municipal, pelo telefone 31-3891 6963.
Os responsáveis pela campanha lembram também que a limpeza não deve ser feita, em momento algum, realizando a queimada do lote. Esta prática, além de ilegal e com penalidade prevista em Lei, afeta a qualidade do ar, do solo, traz risco à sociedade e, em tempos de seca, pode sobrecarreagar as atividades do Corpo de Bombeiros Militar, que combate esses incêndios criminosos.
A Chefe do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico da Prefeitura de Viçosa, Alessandra de souza Cassimiro, informou que, a partir das denúncias, uma equipe irá ao local para uma vistoria. Em caso afirmativo (lote vagos sem os cuidados necessários), o proprietário será notificado e terá um prazo para efetivar a limpeza. Se este prazo não for cumprido, o dono será autuado e multado. Alessandra lembra que as orientações da campanha estão de acordo com a Lei nº2457/2015, do Código de Posturas Municipais de Viçosa.
As denúncias de lotes sujos devem ser feitas ao Setor de Vigilância Ambiental, pelo telefone 31-3892 6430. As informações solicitadas são endereço, com ponto de referência e, se possível, identificação do dono do imóvel.