A Diretoria de Trânsito (Diretran), ligada à Superintendência de Gestão Pública e Governança, iniciou um estudo de viabilidade para a instalação de semáforos sonoros em Viçosa. O projeto prevê a instalação de um aviso auditivo, em sinais de trânsito já existentes na cidade, para auxiliar na travessia de pessoas com deficiência visual.
Nesta terça-feira (19), aconteceu a primeira reunião sobre o tema entre representantes da Diretran: o Diretor, Lidson Lenher e o Chefe do Departamento de Engenharia de Tráfego, Giuliano Mourão; as profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Centro Especializado em Reabilitação (APAE/CER III): a pedagoga, Iracema Aparecida Silva e a terapeuta ocupacional Sandra Lúcia Guimarães e os pacientes Antônio Texeira e Valter Vieira.
Durante a reunião, foram discutidos o treinamento dos deficientes visuais; os locais que seriam instalados e a melhor forma de organização do trânsito. De acordo com terapeuta ocupacional, Sandra Lúcia, a APAE CER III oferece treinamentos para crianças, adolescentes e adultos abordando diferentes aspectos como orientação e mobilidade; braille; atividades de vida diária; dentre elas está o treinamento em vias públicas para locomoção com segurança. A ideia é que essas aulas pelas ruas da cidade também incluem a capacitação para o aviso sonoro que seria instalado em diversos pontos no centro da cidade.
De acordo com o paciente Valter Vieira, a utilização dos sinais sonoros como auxílio na hora de realizar a travessia de vias e a ajuda dos novos dispositivos poderia facilitar o processo. " Observo através dos sons, se o veículo está parado ou se aproximando, o aviso sonoro permitiria mais autonomia para andar nas ruas", afirmou.
Para a terapeuta ocupacional, Sandra Lúcia, é necessário que todos recebam instruções e entendam o funcionamento e passem a ter mais atenção no trânsito. " O município não está preparado para receber esse tipo de equipamento sem antes haver a adaptação da comunidade".
Ficou definida, ao final da reunião, a aplicação de um questionário com os pacientes da APAE/CER III que estão realizando o treinamento de mobilidade nas ruas para a definição dos melhores locais para a instalação desse tipo de sinalização e quais são as melhores formas de realizar os treinamentos.
Fonte: Prefeitura de Viçosa.