Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Viçosa volta a registrar inflação em novembro
17 de dezembro de 2019

'}}

Depois de ter apresentado, em outubro, uma variação de -0,30%, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa, calculado pelo Departamento de Economia (DEE) da UFV, voltou a registrar inflação. Em novembro, houve uma variação de 0,88%.

Dos sete grupos que compõem o IPC-Viçosa, seis tiveram inflação: Artigos de Residência (3,91%); Alimentação (1,44%); Saúde e Cuidados Pessoais (1,31%); Vestuário (0,75%); Educação e Despesas Pessoais (0,46%) e Transporte e Comunicação (0,30%). O único com deflação foi o de Habitação (-0,16%).

Após cinco meses com quedas e uma variação praticamente nula em setembro, o custo da cesta básica em Viçosa também aumentou em novembro: 0,87%. Em termos de valor, ela foi de R$296,73, em outubro, para R$299,33.

Festas de fim de ano

Como acontece em todo mês de novembro, o IPC-Viçosa também comparou os preços de alguns produtos alimentícios mais consumidos na época das festas de fim de ano. Desta vez, foram avaliados os preços de 37 produtos, agrupados em quatro categorias: Carnes e Pescados; Bebidas; Doces, Frutas e Sobremesas, e Produtos Diversos. Em relação a 2018, eles ficaram, em média, 8,84% mais caros.

Todas as informações sobre o IPC-Viçosa de novembro podem ser conferidas no arquivo anexo ou acessadas no site do DEE. Vale lembrar que o Departamento de Economia da UFV acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários mínimos. Os boletins e as séries históricas do IPC também estão disponíveis no site do Departamento de Economia.

Divulgação Institucional - campus Viçosa

ARQUIVO(S) ANEXO(S)