A Fundação Renova lançou, em julho deste ano, o Edital de Adesão ao Programa de Restauração Florestal com objetivo de recuperar 500 nascentes ao longo da bacia do rio Doce, especificamente nas bacias dos rios Pontões, Suaçuí e Piranga entre os anos de 2019 e 2020; e mil hectares de terras degradadas localizadas dentro de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou Áreas de Recarga Hídrica identificadas como prioritárias.
Entretanto, o projeto só será realizado se tiver o envolvimento de produtoras e produtores rurais, contabilizando o mínimo de 50 propriedades inscritas. O prazo para inscrição que havia encerrado no dia 1º de dezembro de 2019, foi prorrogado por mais um mês, com data final no dia 1° de janeiro de 2020.
Poderão participar todos os produtores rurais que ocuparem, comprovadamente, imóvel rural localizado nas áreas abrangidas pelo edital; tiverem interesse em recuperar, no mínimo, 1 hectare de APP ou duas nascentes em sua propriedade; disponibilizarem o Cadastro Ambiental Rural para verificação (caso não tenha o CAR, o produtor deve disponibilizar as informações necessárias para o registro); apresentarem a cópia do RG, CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e documento que comprove a posse da terra.
Quem aderir ao edital vai receber benefícios, como apoio na inscrição do CAR, construção de bebedouros ou a disponibilização de uma área exclusiva para o gado (no caso de haver rios na propriedade) e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) — recebendo o incentivo financeiro por no mínimo cinco anos.
Para mais informações acesse o site da Fundação em: https://www.fundacaorenova.org