A Secretaria de Saúde ofertou 21.485 atendimentos no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv) a pacientes de Viçosa durante o ano de 2019.
Com a ampliação do número de tratamentos ofertados e com o investimento da Prefeitura de Viçosa, o órgão atendeu 54,21% a mais do que no mesmo período de janeiro a dezembro de 2018.
O consórcio fica localizado ao lado do Centro Administrativo, na Rua José dos Santos, nº 120, Centro.
Como funciona o Cismiv
O Cismiv é composto por 10 municípios: Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa. O consórcio oferece atendimento médico e realiza exames e cirurgias.
Entre as especialidades oferecidas estão: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica geral, clínica vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, radiologia e urologia. São realizados nove tipos de exames como mamografia e ressonância magnética de tórax. Também são realizados procedimentos como cirurgia de catarata e aplicação de toxina botulínica. Veja e lista completa no site do Cismiv.
Para conseguir atendimento, pacientes de Viçosa devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e realizar uma consulta com o médico da família. Os profissionais dessas unidades são responsáveis por encaminhar pacientes para o Cismiv de acordo com a necessidade.
Investimento da Prefeitura de Viçosa
Cada município consorciado contribui mensalmente para o funcionamento do Cismiv. A partir dos valores dos repasses e do número de habitantes, são definidas as quantidades de consultas e procedimentos que cada cidade tem direito. Cerca de 40% dos atendimentos da entidade é destinada a moradores de Viçosa.
Por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Viçosa repassou R$ 1.360.476,90 para o consórcio em 2019. Os outros nove municípios somaram, no mesmo ano, repasses de R$ 1.964.838,70.
7.131 faltas registradas
O consórcio registrou 7.131 faltas de pacientes de Viçosa em 2019. O número cresceu 19,11% em relação a 2018, quando foram registrados 5987 faltas. De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Schitinni, a falta em procedimentos prejudica o andamento da fila. “Se o paciente avisar com antecedência de que não vai poder comparecer, conseguimos alocar outros pacientes e não ficar com nenhum horário vago", salientou. Para desmarcar uma consulta, o paciente deve comunicar à unidade básica de saúde do primeiro atendimento.
Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).