A audiência do rádio aumentou consideravelmente durante o período de distanciamento social para o combate ao novo coronavírus, aponta pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media durante os primeiros dias de abril.
O conteúdo diversificado do rádio exerce várias funções para o ouvinte, seja para informação ou para entretenimento. O áudio sempre foi companheiro do ouvinte e, neste momento, o buzz nas redes sociais sobre conteúdos de áudio aumentou.
Após as medidas de isolamento social, 71% dos entrevistados afirmaram ouvir a mesma quantidade ou mais de conteúdo radiofônico. Ainda na pesquisa, 20% dos entrevistados afirmaram que agora ouvem muito mais rádio.
Durante o questionário, 52% das pessoas disseram que escutam o rádio para ouvir música, 50% para se distrair, 43% para se informar sobre os últimos acontecimentos gerais, 23% para se informar sobre a Covid-19 e 10% porque tem mais tempo livre.
O rádio está disponível em diversas plataformas e permite que o conteúdo seja consumido em qualquer hora e lugar. No top 3 de plataformas, 84% revelaram ouvir pelo Dial: AM/FM, 19% pela internet e 12% por transmissões no YouTube.