As três universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes integram o ranking das 50 instituições que mais depositaram Patentes de Invenção (PI) no Brasil.
A lista, que foi divulgada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), tem como base o ano de 2019 e reúne as entidades de ensino superior e empresas no âmbito público e privado de todo o país.
De acordo com o ranking, a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ficou em 15º lugar. Em seguida, entre as regiões, aparece a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na 32ª posição, e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocupa a 45ª.
Na primeira posição da lista, está a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em segundo, aparece a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em terceiro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em Minas Gerais, a mais bem colocada é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a 4ª do Brasil.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a patente é um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente.
Ainda segundo o Sebrae, a invenção precisa se enquadrar em uma das seguintes naturezas e modalidades:
O que pode ser patenteado de acordo com o Sebrae:
Fonte: G1.