Mais uma vez, o Center for World University Rankings (CWUR) avaliou a UFV como uma das duas mil melhores universidades do mundo. A edição 2021-2022, divulgada nesta segunda-feira (26), considerou 19.788 instituições de ensino superior de todo o mundo e manteve a UFV na 921ª colocação. Dentre as universidades da América Latina e Caribe, a UFV está na 29ª posição. Já no Brasil, ela é a 17ª e a segunda melhor de Minas Gerais.
A UFV recebeu novamente a pontuação geral de 70,8. Ela é baseada na qualidade da educação – incluindo distinções acadêmicas recebidas pelas comunidades universitárias –, no desempenho na área de pesquisa e na empregabilidade dos ex-alunos, como especificado no site do CWUR.
Vale lembrar que a iniciativa não depende do envio de dados pelas instituições. Os indicadores são determinados e coletados pelo próprio Center for World University Rankings, que é sediado nos Emirados Árabes e presta serviços de consultoria com o objetivo de melhorar resultados educacionais e de pesquisa.
O reitor Demetrius David da Silva sempre lembra que rankings envolvem discussões e questionamentos de caráter metodológico, mas, sem dúvida, contribuem com as gestões das universidades. A manutenção da 921ª colocação mundial mostra, por exemplo, os esforços realizados pela UFV no cenário de crise financeira e de pandemia.
“É gratificante ver a instituição em destaque, tanto no país quanto no exterior, e é claro que continuaremos trabalhando para avançar mais.", afirmou o reitor.
A classificação da UFV é realçada, principalmente, pelo desempenho na área de pesquisa. Quando o CWUR de 2021-2022 trata especificamente desse indicador, ela aparece na 868ª colocação. Isso inclui o número de artigos publicados, número de artigos publicados em periódicos relevantes, influência e citações. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, reconhece a evolução da UFV nesse viés científico e concorda com o reitor sobre a importância de observar as especificidades dos rankings.
“Isto é particularmente verdadeiro ao se considerar o cenário internacional e o contexto mais abrangente de áreas. Em Ciências Agrárias e Florestais, a Universidade guarda maior proeminência internacional, normalmente figurando entre as 100 principais do mundo.", disse.
No Brasil, a principal colocação é da Universidade de São Paulo. Em Minas Gerais, a primeira posição é da Universidade Federal de Minas Gerais, seguida da UFV e das federais de Juiz de Fora, São João del-Rei, Uberlândia, Lavras e Ouro Preto. Também vale ressaltar que Harvard, dos Estados Unidos, continua liderando a classificação mundial.
Fonte: Universidade Federal de Viçosa