ALERTA AOS PAIS: HACKERS INVADEM YOUTUBE KIDS E “BONECO MOMO” ENSINA CRIANÇAS A SE MATAREM
18 de março de 2019

As autoridades fazem alerta para o novo perigo que assombra as crianças na internet, videos de musicais e desenhos animados, foram editados para induzir crianças ao suicídio.

Videos como aquele da musica infantil “Baby Shark” foram publicados no Youtube com uma mensagem da ‘Boneca Momo’.

Enquanto a criança assiste o vídeo a musica é pausada e então a boneca aparece pede para a criança procurar objetos cortantes para cortar os pulsos.

Em seguida a ‘Momo’ diz que se a criança não fizer o que ela pede ela voltara quando ela estiver dormindo, então o vídeo volta para a musica infantil.

A imagem desta boneca baseada na escultura de uma ‘mulher pássaro’, que foi exibida no Japão em 2016 durante uma exposição. A obra ‘Guai Bird’ queria mostrar o fantasma de uma mãe que morreu durante a gestação.

No Recife, a morte de um garoto de 9 anos que se enforcou no quintal de sua casa, fez acender o alerta nas escolas. A mãe desta criança contou aos policiais que o filho teria mostrado a ela a imagem da Momo antes de perder a vida.

O caso chama a atenção dos pais para a segurança dos filhos no uso da internet. Até a socialite Kim Kardashian usou suas redes sociais para fazer um alerta às famílias e ao próprio YouTube.
"Acabaram de me enviar isto a respeito do que está inserido no YouTube Kids. Por favor, monitorem o que seus filhos estão assistindo", escreveu.

Lançado em 2016, o YouTube Kids tem o objetivo de tornar a plataforma mais segura para o acesso de conteúdos destinados a crianças.

Procurado pela revista Crescer, o YouTube Kids informou que, após análise, não viu nenhuma evidência recente promovendo o desafio Momo nos vídeos da plataforma de streaming e que oferece estrutura para que tais casos sejam denunciados. Ainda segundo o YouTube Kids, este tipo de conteúdo violaria políticas e seria removido imediatamente.

publicidade

publicidade

publicidade