PARCERIAS PODEM AUXILIAR NA RECUPERAÇÃO DO PARQUE DO CRISTO
15 de abril de 2019

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) esteve reunido, na sexta-feira (12), com representantes da Organização Não Governamental Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB) Marilda Gomide e Cleiber José Vaz de Melo para discutir propostas de recuperação do Parque Municipal do Cristo Redentor.

Em fevereiro, o vereador já havia apresentado a Indicação de n° 075/2019 que solicita ao Poder Executivo a aplicação da legislação municipal que regulamenta o funcionamento do local como unidade de conservação, com arborização e recuperação de áreas degradadas transformando o parque em uma alternativa de lazer para a população. Nesse sentido, a NACAB, com o apoio do Vereador Geraldão, tem como objetivo alcançar uma parceria com o Executivo com a proposta de preservação do Parque e, simultaneamente, a conscientização da comunidade sobre a necessidade de preservação desse local público e apropriação do mesmo como espaço de lazer.

Entre os projetos ambientais e sociais propostos pela ONG estão: arborização pública do espaço com doação de mudas para moradores da comunidade; retirada de lixo do local; reconstrução da cerca ao redor do parque; fixação de placas de sinalização, além da reinstalação de energia elétrica e hidrômetro. Para isso, a NACAB busca desenvolver parcerias com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Tiro de Guerra de Viçosa, Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), escolas e comunidades ao redor do parque e oferecer cursos de educação ambiental para essas instituições.

Geraldão, que cobrou do Executivo ações urgentes para a resolução do problema que é debatido na Casa Legislativa desde o ano de 2001, falou sobre a necessidade da recuperação do parque. “Em Viçosa, não são oferecidos espaços públicos de lazer para as comunidades. O Parque do Cristo tem potencial para exercer essa função, mas precisamos de iniciativas como essa com a participação e o apoio do Poder Executivo”, disse o vereador.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade