NOTÍCIA DE 27 TIPOS DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA FORNECIDA EM VIÇOSA É FAKE
17 de abril de 2019

Tem circulado nas redes sociais informações de que haveriam 27 tipos de agrotóxicos diferentes na água fornecida em Viçosa.

A matéria de que se trata traz informações que seriam provenientes do sistema SISAGUA (Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano), do Ministério da Saúde, controle regulado pela portaria n° 9.914/2011.

Contudo, o Saae esclarece que as informações são falsas, uma vez que nos últimos quatro anos, todas as análises de água realizadas pelo Saae, através de empresa certificada, e devidamente registradas e certificadas no SISAGUA, se encontram em níveis abaixo do mínimo possível de verificação laboratorial (fator LQ), ou seja, não se pode afirmar a presença de qualquer agrotóxico na água fornecida a população de Viçosa.

O Saae informa que já está tomando as medidas cabíveis, além de publicar em breve uma matéria explicativa sobre as análises de qualidade de água no município para entendimento geral da população.

Além disso, no portal do Saae, www.saaevicosa.mg.gov.br, no menu Qualidade, é possível acessar os laudos do último relatório de qualidade da água do município, onde se evidencia a inexistência de agrotóxicos na água.

publicidade

publicidade

publicidade