VIÇOSA CONTA COM UM BANCO DE LEITE HUMANO. SERVIÇO É ESCASSO EM MG.
10 de setembro de 2014

Viçosa conta com um Banco de Leite Humano. Serviço é escasso em MG.

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. Viçosa conta com esse serviço, que é escasso no Estado, de acordo com a nutricionista coordenadora do Banco de Leite do Hospital São Sebastião, Fernanda Araújo.

– Hoje, Minas Gerais só tem 12 bancos de leite. É muito pouco, mas é um privilégio para Viçosa ter esse serviço, que salva tantas vidas, tantas crianças prematuras – ressalta.

O Banco de Leite Humano de Viçosa atende os bebês em estado mais grave, que estão na UTI neonatal, e mães com dificuldades de amamentação, como fissura, mastite e empedramento.

– O banco de leite atende às mães que estão com bebês internados na UTI. As mães, então, retiram o seu leite, que, depois, é fornecido aos seus bebês. Além disso, o banco faz a coleta do leite humano, a pasteurização e a distribuição desse leite para as crianças hospitalizadas. Esse leite humano doado é pasteurizado, são feitas análises e, só depois, fornecidos aos bebês da UTI neonatal, aos bebês prematuros e aos bebês em estado grave que necessitam desse leite – esclarece Fernanda.

O leite, que deve ser retirado depois que o bebê mama ou quando as mamas estiverem muito cheias, está sempre em falta no Hospital São Sebastião, de acordo com Fernanda. O banco orienta a mãe a armazenar o leite e oferece o serviço de coleta domiciliar uma vez por semana. Porém, para ser doadora, a mãe deve ter alguns atender a alguns requisitos.

– A mãe tem que ter excesso de leite, não pode fazer uso de bebida alcoólica, não pode fumar e o uso de medicamentos tem que ser compatível com a amamentação – pontua a nutricionista

O Banco de Leite de Viçosa funciona todos os dias da semana.

Pedro Vital

publicidade

publicidade

publicidade