OBRAS DA ETE BARRINHA DEVEM COMEÇAR EM OUTUBRO
29 de setembro de 2014

Estação de Tratamento de Esgoto deve ficar pronta em dois anos. Verba é oriunda de recursos federais.

Viçosa vai ter uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O Bairro Barrinha foi o escolhido para receber a nova estação, que deverá entrar em funcionamento somente em 2016, e irá tratar 160 litros de esgoto por segundo. Atualmente, Viçosa não conta com uma ETE que atenda toda a cidade. Há somente pequenas estações em bairros distantes da área central. O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sanzio José Borges, garantiu que a unidade da Barrinha vai atender 80% da população do município.

– A Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa vai atender toda a área central da cidade. A princípio, ela vai tratar o esgoto que era despejado nos Córregos da Conceição e do São Bartolomeu. A Estação está sendo construída na Barrinha e o objetivo é despoluir esses rios – explica.

A verba para a obra, de acordo com o presidente do SAAE, é proveniente de recursos federais e deve ultrapassar a marca de R$ 15 milhões em investimentos. O processo de licitação está em fase final e a empresa responsável pela obra já foi definida. A Prefeitura irá administrar a verba, e o SAAE irá auxiliar com a parte técnica. Segundo Sanzio, o tratamento dessa água também irá beneficiar outras cidades.

– Essas águas cinzentas que ainda correm no centro da cidade, brevemente, vão acabar. O esgoto irá para a estação para sofrer tratamento. Desse modo, vai retornar, a frente da Barrinha, uma água despoluída. As cidades como Guaraciaba e Porto Firme terão uma água de melhor qualidade – revela.

As obras na Barrinha devem começar em outubro desse ano de acordo com a autarquia.

Pedro Vital

publicidade

publicidade

publicidade