Viçosa decreta estado de emergência e racionamento de água recomeça nesta quarta-feira
21 de janeiro de 2015

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, assinou, nessa terça-feira (20), um decreto que dispõe sobre o estado de emergência no município e determina restrições para o uso da água potável, como forma de coibir desperdícios. A principal medida que acompanha esse decreto é o retorno do rodízio de abastecimento de água por parto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

As restrições objetivam evitar maiores problemas no abastecimento de forma a possibilitar que o abastecimento continue a atender as necessidades fundamentais da população. Para isso, é necessário não usar da água da rede pública para lavar ruas, calçadas e frentes dos imóveis; regar jardins e plantas; encher ou esvaziar piscinas; lavar quintais, telhados, paredes, calhas, garagens, veículos e despejar água tratada na rede pluvial ou na rede de esgoto. As regras valem tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais.

De fato, as autoridades não esperavam por um novo período de estiagem neste princípio de ano. Para piorar, as previsões meteorológicas indicam baixo índice de chuvas para os próximos meses em Viçosa e região.

– A previsão de chuva para ontem furou, porque eu não vi nada por aqui. Eu não vi nenhum sinal de que tenha chovido nas cabeceiras do Ribeirão São Bartolomeu – exclamou o diretor presidente do SAAE, Antônio Lima Bandeira.

Por exigência do Ministério Público (MP), o SAAE e a Divisão de Água e Esgoto (DAG) da UFV devem manter, ao menos, 51 dias de reserva de abastecimento para Viçosa. Sem confirmar com dados precisos, Bandeira acredita que os reservatórios estejam muito próximos do limite estabelecido pelo MP.

Com a eminente crise no abastecimento de água potável no município e até que sejam concluídas as obras e medidas necessárias para ampliar a capacidade de armazenamento das estações de tratamento de água (ETA I e II), os cidadãos viçosenses terão que enfrentar um novo rodízio. Confira, abaixo, os dias em que o seu bairro não terá abastecimento.

Segunda-feira de 7h às 19h: Silvestre; Amoras; Vau-Açu; Floresta; Boa Vista; Marques; Vereda do Bosque; Liberdade.

Terça-feira de 7h às 19h: Barrinha; Laranjal; Cidade Nova; Grota dos Camilos; Nova Era; Vale do Sol.

Quarta-feira de 7h às 19h: Santa Clara sentido São Sebastião; Morada do Sol; Jardim Europa; Morro do Cruzeiro; Ramos; Centro; Rua das Estrelas; Rua da Conceição; Av. Santa Rita; Lourdes; Rua Gomes Barbosa; Clélia Bernardes.

Quinta-feira de 7h às 19h: Santa Clara sentido bairro de Fátima; Belvedere; Nova Viçosa; Posses.

Sexta-feira de 7h às 19h: João Brás; Violeira; Recanto da Serra; Inconfidentes; Sagrada Família; Bom Jesus; Bela Vista.

Sábado de 7h às 19h: Santo Antônio.

publicidade

publicidade

publicidade