Obra no campus da UFV aumenta armazenamento de água
19 de fevereiro de 2015

Com o objetivo de contribuir para o abastecimento de água em Viçosa, a UFV elevou em 50 centímetros o vertedouro da represa localizada em frente ao Supermercado Escola. A ação permitirá o aumento da capacidade de armazenamento de água em 12%, o que corresponde a aproximadamente 16 milhões de litros para o fornecimento da cidade e do campus.

De acordo com a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, a medida foi tomada em função das últimas reuniões realizadas entre a UFV, a Prefeitura de Viçosa e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Já estão previstas outras ações como a perfuração de poços artesianos em áreas do campus e o controle mais efetivo dos desperdícios de água.

Além dessas iniciativas emergenciais, a UFV está planejando ainda medidas para serem aplicadas a longo prazo no campus, como o reúso de água em novas edificações e o aproveitamento da água de chuva. Também estão nos planos a melhor gestão dos recursos hídricos, o que inclui proteção e recuperação de mananciais superficiais e implementação de técnicas de uso e ocupação do solo, priorizando a infiltração e a recarga de aquíferos.

Medidas similares vêm sendo discutidas também com a prefeitura e o Saae com os objetivos de proteção e recuperação da bacia do São Bartolomeu.

publicidade

publicidade

publicidade