Violência doméstica mata cinco mulheres por hora diariamente em todo o mundo
9 de março de 2016

A violência doméstica é responsável pela morte de cinco mulheres por hora no mundo, mostra a organização não governamental (ONG) Action Aid.A informação é resultado de análise do estudo global de crimes das Nações Unidas e indica um número estimado de 119 mulheres assassinadas diariamente por um parceiro ou parente. Nesta terça-feira, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher.

A ActionAid prevê que mais de 500 mil mulheres serão mortas por seus parceiros ou familiares até 2030. O documento faz um apelo a governos, doadores e à comunidade internacional para que se unam a fim de dar prioridade a ações que preservem os diretos das mulheres. O estudo considera dados levantados em 70 países e revela que, apesar de diversas campanhas pelo mundo, a violência ou a ameaça dela ainda é uma realidade diária para milhões de mulheres.

“A intenção do relatório é fazer um levantamento sobre as diversas formas de violência que a mulher sofre no mundo. Na África, por exemplo, temos países que até hoje têm práticas de mutilação genital. Aqui, na América Latina, o Brasil é o quinto país em violência contra as mulheres. Segundo dados do Instituto Avon, três em cada cinco mulheres já sofreram violência nos relacionamentos em nosso país”, informa a assistente do programa de direitos das mulheres da Action Aid Brasil, Jéssica Barbosa.

O relatório considera as diferenças regionais entre os países e, além disso, observa o universo de denúncias subnotificadas, de mulheres que sofrem assédio, estupro ou outros tipos de violência e têm vergonha de denunciar.

Violência contra a mulher em números na cidade de Viçosa
A Casa das Mulheres é um programa social criado em 2009, que compreende   um conjunto de ações voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher de Viçosa e de toda a microrregião.
Desde de 2009 quando o programa começou a registrar casos de violência contra a mulher foram registrados 2051 de violência sexual, física dentre outras.
Em 2009 247 mulheres foram violentadas em Viçosa e microrregião;
Em 2010 399 mulheres foram violentadas;
Em 2011 603 mulheres foram violentadas na microrregião;
Em 2012 602 mulheres sofreram violência;
Em 2013 650 mulheres foram violentadas.

Não se cale, denuncie!

Diga: Basta a violência contra a mulher. Ligue 180 e denuncie.
Diga: Basta a violência contra a mulher. Ligue 180 e denuncie. 

publicidade

publicidade

publicidade