Decisão liminar suspende posse de Lula como ministro da Casa Civil
31 de março de 2016

O juiz Itagiba Catta Preta Neto, da Justiça Federal do Distrito Federal, suspendeu nesta quinta-feira a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. A decisão, tomada em caráter liminar, foi protocolada às 11h18, no momento em que acontecia a cerimônia de posse de Lula no Palácio do Planalto.

Na decisão, o juiz afirma que a presidente Dilma Rousseff teria de ser notificada "para imediato cumprimento" da suspensão e que se a posse já tivesse ocorrido, deveria ser suspensa até o julgamento final da ação.

No documento, Catta Preta argumenta que a nomeação de Lula por Dilma "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário e alega que isso configura crime de responsabilidade.

Ele pede que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), têm, agora, que tomar "as providências inerentes aos respectivos cargos". Pela Constituição, crime de responsabilidade pode levar ao impeachment de um presidente.

A Advocacia-Geral da União afirmou que vai recorrer ainda nesta quinta-feira da decisão.

Reação

Confrontado com a notícia da suspensão da posse de Lula, o ex-ministro Gilberto Carvalho disse que o governo e o Partido dos Trabalhadores já esperavam essa disputa judicial. "Vamos derrubar essa liminar e Lula será um ministro pleno", afirmou Carvalho.

Para o ex-ministro, a oposição precisa voltar à luta democrática e desistir do que ele chamou de "golpe". "A nossa prioridade é o governo, vamos trabalhar para fazer o governo funcionar", concluiu.

O ex-ministro avaliou que o Lula terá que "mostrar serviço" tanto na economia quanto na política. "É preciso que políticos, empresários e a população voltem a ter confiança para que o país possa voltar à normalidade. É preciso devolver a esperança para as pessoas. Só na política, esse retorno à normalidade não se sustenta", disse.

Segundo ele, a volta de Lula ao governo tem como foco devolver a dinâmica às negociações políticas e econômicas.

Oposição

A oposição comemorou a decisão do juiz. "É lamentável o Lula ter assumido. Devemos respeitar a decisão da Justiça. O Lula não devia ter entrado. É correto que ele tenha que se afastar", disse o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Integrante do PRB, partido que nessa quarta-feira (16) desembarcou da base governista, o deputado Beto Mansur (SP) declarou que a decisão da Justiça mostra que as instituições do país estão funcionando. "O governo acabou fazendo essa maluquice. Graças a Deus tem juiz peitudo", afirmou Mansur.

Veja a decisão:decisao1decisao2

publicidade

publicidade

publicidade