Visando intensificar a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura de Viçosa contratou 15 novos agentes de combate a endemias. Eles vão integrar temporariamente, a partir desta semana, a equipe atual, que agora passa a ter 50 agentes.
Segundo o chefe do departamento de Vigilância em Saúde, Ronilson Vieira, a contratação temporária está prevista no Decreto Municipal nº 4938/2016, assinado pelo prefeito Ângelo Chequer em 2 de março de 2016, que instituiu estado de emergência em saúde no município de Viçosa e autoriza a contratação de novos agentes por essa modalidade.
Na manhã desta terça-feira 5, os novos agentes participaram de um curso de capacitação na Secretaria de Saúde. Na oportunidade, a coordenadora do programa de controle de endemias, Lilian Souza, explicou as atribuições do cargo, apresentou dados sobre a situação da Dengue no município e mostrou as técnicas utilizadas durante o trabalho preventivo de visita domiciliar.
Os novos agentes também atuarão na aplicação de inseticida Ultra-Baixo-Volume (UBV) nas áreas que o carro fumacê não alcança.