ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO SILVESTRE EM VIÇOSA SERÁ REFORMADA
13 de maio de 2016

Na última quinta-feira 14, o prefeito de Viçosa Ângelo Chequer se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e esportes para anunciar a reforma da estrutura física da antiga estação ferroviária do Distrito de Silvestre. Segundo a prefeitura a reforma da estação será custeada com recursos do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços do patrimônio cultural.

A Secretária Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Cíntia Fontes Ferraz, informou que, após dois anos sem conseguir pontuação para receber recursos do ICMS na categoria patrimônio cultural, o município voltou a receber o recurso em 2016. "essa recuperação da pontuação foi resultado de muito trabalho e esforço, com ações que estão sendo desenvolvidas desde o final de 2014 e durante todo o ano de 2015", destacou.

Ainda segundo Cintia Ferraz o projeto de reforma da estação está pronto desde o ano de 2012  e custará entre R$150.000 e R$200.000. Cintia informou que na próxima segunda-feira 25, irá se reunir com o engenheiro da prefeitura para fazer adaptações no projeto, e acredita que até o mês de maio a licitação estará aberta para contratação da empresa executora da obra.

Parte do recurso será destinado à recuperação da estrutura do prédio da antiga estação ferroviária do distrito de silvestre, construído no final do século XIX e tombado em 2001 pelo patrimônio histórico municipal. Essa será a primeira intervenção no local desde seu tombamento.

Para o prefeito, a reforma do imóvel representa a reconquista da identidade da comunidade de silvestre, que para ele ultrapassa o valor histórico e arquitetônico do bem. "o bairro cresceu no entorno da linha férrea e a estaçãozinha precisa recuperar seu posto de referência, tornando-se um atrativo turístico, um local para lembrar do passado e viver a cultura", disse Ângelo.

A secretária de cultura informou que a obra será apenas na estrutura da estação e não contemplará a compra de mobília e equipamentos para funcionamento do local ainda este ano. Para ela depois de reformada a estação poderá servir de um Centro Cultural para comunidade poder se reunir, fazer cursos de violão por exemplo. Já o Prefeito Ângelo Chequer deseja que a estação seja usada como sala de cinema ou de projeções.

publicidade

publicidade

publicidade