Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1,319.600 milhão de doses da vacina contra a gripe, número que corresponde a 25% do total. No entanto, a Campanha de Vacinação terá início somente no dia 30 de abril e se estenderá até 20 de maio. As doses recebidas nesta semana pelo Governo de Minas serão enviadas às regionais de saúde, responsáveis pela distribuição aos municípios.
Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas ocorrerá em seis etapas durante os meses de abril e maio, com respectivas redistribuições às regionais de Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A recomendação da SES-MG é que os municípios, na semana que antecede o início da campanha (entre os dias 25 e 30 de abril), ofertem a vacina para grupos de pessoas acamadas e residentes em instituições fechadas, como asilos.
A meta é vacinar 80% da população alvo (3,898.343 milhões de pessoas) em Minas Gerais, segundo os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde. Os grupos prioritários são indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.
Dicas
Para controlar a gripe, a prevenção continua sendo o melhor caminho. As recomendações são medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.
Vacinação em Viçosa
Segundo o chefe de departamento das redes de atenção a saúde de Viçosa Cleverson Roque Coutinho a vacinação na começa dia de 30 abril em todos os PSF's, postos de saúde, policlínicas na sala de vacina central e na divisão de saúde da UFV.
Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores na área da saúde, pessoas com idade acima dos 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas.