Campanha Maio Amarelo: Bombeiros simularam resgate de vítima de acidente de trânsito
16 de maio de 2016

Neste sábado 14, o Corpo de Bombeiros de Viçosa  realizou uma simulação de resgate de vítima que se envolveu em acidente de trânsito. Dezenas de pessoas acompanharam a simulação, que ocorreu na Praça Silviano Brandão, no centro da cidade. A simulação faz parte da Campanha Maio Amarelo de conscientização de mais segurança no trânsito.
Os bombeiros usaram equipamentos hidráulicos para cortar a lataria do carro e retirar a vítima, sempre com o cuidado de manter a vítima imobilizada. Ela foi retirada com vida e levada ao hospital na ambulância dos Bombeiros.
Para Juliana Ladeira, chefe da divisão de Educação no Trânsito do departamento de Trânsito (Detra) da prefeitura de Viçosa, a intervenção serviu para comover e impactar a população sobre as graves consequências que trazem os acidentes automobilísticos. "Esperamos que as pessoas que acompanharam a simulação tenham se sensibilizado e evitem comportamentos que provoquem acidentes", disse Juliana.
viçosa-urgente-1viçosa-urgente-7
A psicóloga do Detra explicou que o objetivo da campanha #MaioAmarelo em Viçosa não é diferente de outros locais, "que é colocar o tema trânsito no debate, fazer com que as pessoas falem sobre o transito, em primeiro lugar, para que depois elas possam refletir sobre o comportamento delas. Todas as campanhas e movimentos que desenvolvemos foca sempre na responsabilidade individual de cada um no trânsito. Acreditamos que a mudança começa por aí".
viçosa-urgente-12viçosa-urgente-13
A divisão de Educação no Trânsito realiza campanhas durante todo o ano, sempre atenta à demanda do município, às reclamações dos usuários do trânsito e às sugestões da população. "O feedback do público é importante e estamos abertos para receber sugestões e não só reclamações. Queremos quer as pessoas participem com a gente, até porque o transito não é de nossa exclusiva responsabilidade, é de todos", enfatizou Juliana.
viçosa-urgente-17

 

Além do Maio Amarelo, a divisão está dando continuidade, neste ano, aos trabalhos do PETRA, voltado às crianças; PMTI, voltado aos idosos e PETRAVAM, criado para os motoristas do transporte coletivo.

Campanha Maio Amarelo
imagem21296_1
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

publicidade

publicidade

publicidade