Viçosa está novamente em racionamento de água por tempo identerminado
17 de maio de 2016

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira 16, o SAAE de Viçosa informou que a cidade está novamente em racionamento de água por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira 17 de maio. Segundo o diretor técnico do SAAE Rodrigo Bicalho esse racionamento de água se deve ao fato de que não chove forte  em Viçosa há cerca de três meses.

Bicalho disse que a principal fonte de água da cidade vem das chuvas, e falta de chuva nos últimos meses vem comprometendo muito o nível das represas usadas pelo SAAE e pela Universidade Federal de Viçosa no abastecimento da população.

Segundo o SAAE as represas usadas para abastecimento humano estão apenas com 60% de suas capacidades. Na foto a represa da UFV.
Segundo o SAAE as represas usadas para abastecimento humano estão apenas com 60% de suas capacidades. Na foto a represa da UFV.

De acordo com o SAAE, a vazão do Ribeirão São Bartolomeu, que abastece o reservatório, está muito abaixo do normal, comprometendo o nível da represa que está com menos de 60% da capacidade.

O racionamento começará às 7h30 e vai até 19h30 e o restabelecimento do fornecimento de água em toda extensão da rede pode demorar até 24 horas. Por isso, o órgão pede que os moradores economizem água.

Confira a escala de racionamento:

Segunda e quinta-feira:

Não haverá abastecimento nos seguintes locais: Arduíno Bolivar, Barrinha, Bela Vista, Boa Vista, Centev, Cidade Nova, Inácio Martins, Inconfidência, João Braz, Liberdade, Moacir Dias de Andrade, Nova Viçosa, Posses, Recanto da Serra, Recanto das Veredas, Rua João Alves Moreira, São José, Serra Verde, Silvestre, Vau Açu e Violeira.

Terça e sexta-feira:

Não haverá abastecimento nos seguintes locais: Bairros Betânia (Parte Baixa), Bom Jesus (Parte Baixa), Centro, Clélia Bernardes, Estrelas (Parte Baixa), Fátima, Fuad Chequer, João Mariano, Julia Mollá, Lourdes, Nova Era, Ramos, Rua da Conceição, Sagrada Família (Parte Baixa), Santa Clara (Sentido Fátima), União e Vale do Sol.

Quarta-feira e sábado:
Não haverá abastecimento nos seguintes locais: Bairros Belvedere, Betânia (Parte Alta), Bom Jesus (Parte Alta), Estrelas (Parte Alta), JK, Maria Eugênia, Monte Rei, Morada do Sol, Morada do Sol II, Santo Antônio, Sagrados Corações, Santa Clara (Sentido São Sebastião), Sagrada Família (Parte Alta), São Sebastião e Vereda do Bosque.

Decreto de emergência em relação a escassez de água continua

O Decreto nº 4891, assinado pelo prefeito Ângelo Chequer em outubro de 2015 elevou a situação de alerta para emergência. Estão proibidos o uso de água potável para lavagem de veículos, inclusive em postos de gasolina, lava-jatos ou similares; lavar calçadas, frentes de imóveis e ruas; encher piscinas; bem como para qualquer outro uso que não seja o consumo humano e que caracterize desperdício.

O decreto ainda limita público de 600 pessoas para festas ou eventos que sejam precedidos de venda de ingressos por organizadores ou pelo próprio estabelecimento, mesmo para aqueles que já detenham alvará de funcionamento previamente concedido.

A fiscalização do descumprimento das medidas será realizada pelo Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico do Município e pelo Setor de Fiscalização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que atuarão em conjunto com a 10ª Companhia Independente de Polícia Miliar, Polícia Militar do Meio Ambiente, 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Município e Defesa Civil do Município.

publicidade

publicidade

publicidade