São José do Triunfo ganha UBS, Farmácia de Minas e promessas da Prefeitura de Viçosa
28 de junho de 2016

Na última sexta-feira 24, foram entregues aos moradores do Distrito de São José do Triunfo em Viçosa a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma unidade da Farmácia de Minas. O evento contou com a participação de líderes comunitários, moradores e autoridades municipais.
 Em seu discurso, o prefeito Ângelo Chequer disse que foram investidos aproximadamente R$139.000,00  na reforma na UBS, que alcançou todas as salas da unidade para oferecer mais comodidade, qualidade e eficiência no atendimento aos mais de três mil moradores de sua área de cobertura. Ele ressaltou ainda que os investimentos na atenção primária à saúde devem ser priorizados, pois "as equipes que compõem essas unidades conhecem de perto a realidade das famílias com as quais trabalha e, assim, tem mais possibilidade de identificar os principais problemas de saúde e trabalhar na prevenção, evitando a superlotação dos hospitais".UBS (1)
A prefeitura entregou a estrutura física da farmácia, cuja construção teve um investimento de R$150.450,00 (cento e cinquenta mil e quatrocentos e cinquenta reais), com recursos
dos governos do Estado e do Município.
Farmácia ainda não funciona
O funcionamento da unidade ainda depende da liberação do mobiliário e dos medicamentos por parte do Governo do Estado, gestor do programa.
Esse processo deve ser concluído em no máximo trinta dias, conforme explica o secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme: "a dinâmica do convênio entre a prefeitura e o governo estadual estabelece que, após a conclusão da construção da unidade por parte da prefeitura, de acordo com o projeto básico, um relatório é preparado pelo Executivo Municipal e encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde, que por sua vez fará uma vistoria em loco para autorizar a instalação do mobiliário e o início do funcionamento", salientou.
Novas Farmácias de Minas em Viçosa
Viçosa terá quatro unidades da rede de Farmácias de Minas no total, sendo que a unidade do bairro Nova Viçosa tem inauguração confirmada para a próxima quinta-feira, dia 30. Já as unidades dos bairros Liberdade e Centro tem previsão de entrega para setembro. Para a chefe do departamento de Assistência Farmacêutica e Apoio Diagnóstico da secretaria municipal de Saúde, Émile Oliveira Batista, "as Farmácias de Minas vão democratizar o acesso aos medicamentos gratuitos do SUS e agilizar a distribuição, que hoje, por ser centralizada em um só local, ainda gera filas e desgastes à população", avaliou.
Promessas para o Distrito
 Luciano Piovesan disse aos moradores que em breve o Distrito  terá uma academia de saúde, cujas obras já foram iniciadas ao lado da quadra poliesportiva da comunidade. Ainda segundo ele está previsto ainda neste ano, obras de ampliação e melhoria da rede de iluminação pública, inclusive com a iluminação do cemitério".

publicidade

publicidade

publicidade