UBS de Cachoeira de santa Cruz ganha sala de vacinas
5 de julho de 2016

Começa a funcionar a partir desta semana a sala de imunização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Cachoeira de Santa Cruz. O novo serviço chega à unidade recém reformada para facilitar a vida dos moradores do distrito.

O chefe do departamento de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde, Ronilson Vieira, esclareceu que a inauguração do serviço na unidade faz parte da meta de ativar as salas de vacinação de todas as UBSs cujas instalações pertencem ao município.


"As unidades do Município foram construídas já contemplando a sala de vacinas e o que está sendo acrescentado neste momento é o treinamento dos técnicos e enfermeiros para a aplicação e armazenamento correto das doses. Entre as 17 unidades, 4 possuem sede própria e o restante funciona em imóveis alugados, impossibilitando a extensão do serviço a todas as unidades por questões de exigências sanitárias", salientou Ronilson, esclarecendo ainda que a unidade de Nova Viçosa oferece o serviço desde 2014; a de Cachoeira de Santa Cruz está ganhando o serviço agora e, até o final do ano, São José do Triunfo e Cidade Nova terão suas salas de imunização em funcionamento.IMG_2248

A sala foi inaugurada na última sexta-feira 1 de julho, e vai oferecer vacinação para as crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, com atendimento de terça a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Segundo a coordenadora do setor de Imunizações e Campanhas da secretaria de Saúde, Dayana Alves, a nova sala oferecerá todas as vacinas do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), com exceção da BCG, dada aos recém-nascidos para prevenir a tuberculose, que continuará sendo aplicada somente na Policlínica Municipal, no Centro.

Sistema Online

Durante o lançamento do serviço no distrito, a coordenadora Dayana Alves apresentou o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, que agora funciona online em todas as unidades com salas de vacinação ativas.

"O sistema apresenta o histórico vacinal de todos os usuários do SUS, facilita o atendimento aos cidadãos, aprimora a comunicação entre as unidades e possibilita até a recuperação dos dados de cartões de vacinação perdidos", explicou Dayana.

publicidade

publicidade

publicidade