Batizado e troca de cordas infantil de capoeira na UFV
6 de julho de 2016

O Batizado e troca de cordas infantil de capoeira foi realizado no último dia 25 de junho na sede do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. Essa celebração da Capoeira foi  um dia muito especial para os  “capoeirinhas”, que junto com seus colegas e Mestres de Capoeira, familiares e amigos, comemoram todo seu aprendizado e dedicação às aulas de Capoeira, ao longo de mais um ano.

Durante os dias que antecederam o Batizado, foram realizadas atividades e cursos de Capoeira Infantil com Contra-mestres e professores, que possuem ampla experiência com a Capoeira como ferramenta para a educação infantil.

DSCN5002

 

O evento foi uma iniciativa do Grupo Capoeira Alternativa, com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários Universidade Federal de Viçosa. Organizado e coordenado pelos professores Tommy Wanick, Luisa Bittencourt,  Fernanda Miquelão, Ramon Guido e Pedro Queiroz e vários voluntários, o batizado contou com o convidado especial  Contra-Mestre Zumbi, de Uberaba.

O ensino

O ensino da capoeira para crianças vem se mostrando excelente em diversos aspectos do desenvolvimento infantil e todas as atividades têm o objetivo de levar o praticante a desenvolver habilidades físicas, sociais, cognitivas, emocionais, artísticas e culturais. Os exercícios, brincadeiras e trabalhados de forma lúdica nas aulas, proporcionam a convivência em grupo, aumentam as noções de tempo e espaço, auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade, coordenação motora, lateralidade, autoestima, além de disciplina e respeito.IMG_1326

A musicalidade da capoeira é de enorme contribuição no desenvolvimento da percepção sensorial, da “identidade rítmica” da criança(que liga os movimentos do corpo aos sons musicais) e, ainda, o canto entoado contribui tanto para o desenvolvimento da fala, como também para difundir a cultura brasileira expressa nas cantigas.

A capoeira

IMG_1274A capoeira, manifestação artística brasileira nascida em circunstância de luta por liberdade nos tempos de escravidão, é hoje praticada em todos os continentes, devido aos múltiplos benefícios por ela proporcionados, uma vez que se manifesta como arte, cultura, dança, esporte e luta.  capoeira trabalha desde o físico até o emocional de seus praticantes e contribui para a formação individual moral ao procurar desenvolver o respeito e a tolerância mútua, além de aprimorar a percepção sonora, a consciência corporal e o equilíbrio, combatendo a insegurança e inibições.

publicidade

publicidade

publicidade