Eleições: pré-candidatos já se movimentam em Viçosa
15 de julho de 2016

Começa no próximo dia 20 o prazo para os partidos e coligações escolherem os seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições municipais de 2016, de acordo com o TSE o prazo se encerra no dia 05 de agosto.

Em Viçosa os pré-candidatos aos cargos já estão se movimentando os funcionários públicos já pediram exoneração de seus cargos e outros já deixaram de apresentar programas nas emissoras de rádio da cidade.

Um grande número de servidores da Prefeitura e da Universidade Federal de Viçosa também já pediram afastamento de seus cargos. Tanto na Prefeitura quanto na UFV os pré-candidatos que ocupam cargos de confiança são exonerados e afastados sem remuneração; já os funcionários que são efetivados são afastados, mas continuam recebendo seus salários normalmente.

Os atuais vereadores de Viçosa também estão se movimentando. A atual Presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa Marilange Santana Pinto Coelho (PV) e os vereadores Marcos Nunes (PT) e Sérgio Norfino (PSDB) informaram que não irão concorrer ao cargo de vereadores na cidade.

Em entrevista a equipe de reportagem da Rádio Montanhesa  o vereador Marcos Nunes (PT) pretende  lançar pré-candidatura a Prefeitura de Viçosa pelo Partido dos Trabalhadores .  E a vereadora  Marilange  Santana pretende se lançar candidata ao cargo de vice-prefeita ao lado do atual prefeito Ângelo Chequer.

Cargo de vice-prefeito

wpid-fb_img_1431100644222Um dos cargos mais cobiçados neste momento é o cargo de vice-prefeito. O jornalista José Mario Rangel é pré-candidato pelo Partido Social Liberal (PSL), em uma suposta chapa com Ângelo Chequer. Por sua vez, o atual prefeito já acenou com a possibilidade de ter ao seu lado, nas próximas eleições, como vice, o tabelião Francisco Machado Filho, que no passado ocupou o cargo de vereador em Viçosa.Corre de boca a boca nas ruas de Viçosa que hoje os nomes mais cotados para vice-prefeito ao lado de Ângelo Chequer seriam: Vereadora Marilange Santana,o tabelião Francisco Machado que já foi vereador em Viçosa, o jornalista José Mario Rangel, o vereador Paulinho Brasília e Arnaldo Andrade.

 

photoCristina Fontes é a principal  concorrente de Ângelo Chequer ao cargo máximo da Prefeitura municipal. Houve uma reunião com alguns partidos que a apoiam, o encontro foi organizado por José Antônio de Oliveira, conhecido como Tafarel. O principal objetivo da reunião foi a amarração das coligações que podem surgir para apoiar a candidatura de Cristina.

Os principais nomes cogitados para vice-prefeito junto a Cristina Fontes são: o vereador Geraldo Cardoso (Geraldinho Violeira) do PSDC, Vera Saraiva, João Batista Teixeira (Doutor João de Salame), José Luiz de Arruda Alves (Tilu) e de Sílvia Resende.

 

Corre de boca a boca que  o ex-prefeito Raimundo Nonato Cardoso (Raimundo da Violeira) estaria trabalhando, por baixo dos panos, articulado pelo deputado estadual Dirceu Ribeiro (PHS), para também voltar a brigar pelo posto de prefeito de Viçosa.
Raimundo teve seu mandato cassado em 2010, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por irregularidades nas eleições de 2008. A decisão foi mantida, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que à época negou recurso apresentado pelo prefeito cassado e pela sua vice, Lúcia Duque Reis.
O que não se sabe ainda é se existe algum impedimento legal contra a possível candidatura de Raimundo da Violeira ao cargo de prefeito de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade