Obra do hospital da UFV no centro de Viçosa será retomada
15 de julho de 2016

O Ministério da Saúde repassou R$ 2 milhões à UFV, no dia 6 de julho, para reinício da execução da obra da Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) de Viçosa. Com esses recursos, a previsão é a de que a construção, que começou em fevereiro de 2015, seja retomada na primeira semana de agosto e termine em março de 2017.

 

UAES terá como meta prestar assistência ambulatorial à comunidade de Viçosa e região
UAES terá como meta prestar assistência ambulatorial à comunidade de Viçosa e região

Como explica a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, a obra da UAES ficou paralisada devido ao atraso no repasse dos recursos financeiros pelo Ministério da Saúde diante da restrição orçamentária que afeta o país. Agora, será necessário emitir a ordem de reinício da obra e mobilizar novamente a empresa contratada para fazer os ajustes no cronograma da construção. Ela afirma ainda que a execução da UAES “é de fundamental importância para a UFV, pois proporcionará aos cursos da área de saúde um importante espaço de ensino associado às necessidades da população de Viçosa e região”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares destaca que “envidou esforços junto ao Ministério da Saúde para liberação dos recursos, e que ficou muito grata por ele ter se mostrado sensível e atendido a essa parceria tão importante”.

A UAES, que funcionará no centro de Viçosa, terá 1.282,89 metros quadrados de área construída. Serão cinco pavimentos que, dentre outros espaços, irão abrigar 15 consultórios médicos e uma sala de urgência. A UAES terá como meta prestar assistência ambulatorial à comunidade de Viçosa e região, a partir de atendimentos realizados por estudantes, professores, técnicos e preceptores dos cursos da área de saúde da UFV.

A UAES (em perspectiva), que funcionará no centro de Viçosa, terá mais de mil metros quadrados.
A UAES (em perspectiva), que funcionará no centro de Viçosa, terá mais de mil metros quadrados.

A proposta é que o espaço seja vinculado à rede existente na cidade e atenda pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem, Bruno David Henriques, “a conclusão e operacionalização da obra significa um grande ganho para a comunidade e para a Universidade” e ampliará “o fortalecimento das ações sociais da UFV em benefício da população”. 

Fonte: Site da UFV

publicidade

publicidade

publicidade