Paralisação geral e possível greve na UFV
22 de setembro de 2016

Professores e os funcionários técnicos administrativos do Campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa decidiram em reuniões distintas, que hoje dia 22 parte dos setores administrativos da UFV não estarão funcionando. São eles Biblioteca Central, Divisão de Saúde e o Restaurante Universitário não servirá o jantar aos quase 10 mil alunos do Campus Viçosa.
Já os professores decidiram em reunião realizada na manhã de hoje que no próximo dia 29 de setembro todas as atividades do Campus Viçosa serão paralisadas, ou seja, não haverá aulas.
Próximos passos

As paralisações das atividades da UFV  fazem parte da deflagração do estado de greve geral decidido pela Federação de  Sindicatos de Trabalhadores em Educação das  Universidades Brasileiras, a FASUBRA, que ocorreu na semana passada em Brasília.

Na próxima quarta-feira 28, os servidores irão realizar uma assembléia geral em frente a Reitoria no Campus Viçosa. Na reunião está prevista a cobrança de respostas da reitoria em relação a assuntos internos, como por exemplo, o funcionamento do Restaurante Universitário dos Campus Viçosa e Florestal.

De acordo com a própria UFV o restaurante universitário está atendendo exclusivamente ao estudantes regularmente matriculados. Proibindo que os professores, servidores, pais de alunos ou visitantes possam fazer suas refeições nos restaurantes da universidade.
De acordo com a Resolução 012/2016, publicada no dia 18 de agosto deste ano, está suspenso por 12 meses a produção, distribuição e a comercialização de tickets em papel para refeições nos Restaurantes Universitários em sistema de autogestão nos campi de Viçosa e Florestal. O documento estabelece ainda que os tickets já adquiridos poderão ser utilizados até o dia 30 de setembro próximo. A Resolução determina também que a partir do dia 1º de outubro, somente os estudantes da UFV poderão utilizar, para suas refeições, as dependências dos Restaurantes Universitários.

De acordo com a  ASPUV – Seção Sindical dos Docentes da UFV  no próximo dia 29 de setembro ocorrerá uma paralisação geral por parte dos professores da UFV. Ainda segundo a Assessoria de Comunicação da ASPUV não está previsto nenhuma reunião ou assembléia para decidir se a Universidade Federal de Viçosa entra em estado de greve geral por tempo indeterminado.

publicidade

publicidade

publicidade