ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFV ESTÃO COM BOLSAS ATRASADAS
14 de outubro de 2016

Dezenas de alunos dos cursos de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Viçosa que recebem bolsas estão relatando, que até hoje não receberam pelos trabalhos prestados junto a projetos de extensão, pesquisa, bolsas de mestrado e doutorado que são financiadas pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Essa demora no pagamento das bolsas faz com que os alunos comecem a ficar preocupados, pois no início do mês eles tem que pagar aluguel, água, luz, internet e até custear a alimentação.
Flávia Ferreira é estudante de mestrado no Departamento de Letras da UFV e reclama do atraso no pagamento de sua bolsa “querendo ou não a gente tem as datas certas para pagarmos nossas contas e contamos com o dinheiro”. Flavia contou que essa é a primeira vez no ano em que sua bolsa atrasa e por isso irá começar a policiar seus gastos, pois não sabe se futuros atrasos podem acontecer.
Reposta da Fapemig a Nathalie Sena estudante da UFV que também está com a bolsa atrasada.
Reposta da Fapemig a Nathalie Sena estudante da UFV que também está com a bolsa atrasada.

O depósito da bolsa geralmente é realizado no último dia útil do mês, com prazo máximo até o quinto dia útil do mês seguinte. No entanto, desde o dia 6 de outubro diversos estudantes postam reclamações na página da Fapemig no Facebook.

Nathalie Sena que também é estudante de mestrado da UFV entrou em contato com a Fapemig através de sua página no Facebook para saber quais as causas no atraso de pagamento das bolsas. Em resposta a Fapemig que no mês de setembro o governo realizou alguns ajustes fiscais financeiros que acarretou em atrasos no repasses para as instituições, que no caso da UFV seria a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).
Nathalie foi informada que até esta sexta-feira 14, a Fapemig faria o repasse para todas as instituições gestoras e os alunos já começariam a receber.

Em nota a assessoria de imprensa da Fapemig informou que no mês de setembro houve um atraso na liberação dos recursos destinados a pagar as bolsas dos alunos de graduação e pós graduação das instituições financiadas pela entidade. A nota ainda diz, que a situação já foi resolvida e todos os alunos estão recebendo as bolsas e que todos os pagamentos estarão normalizados ainda nos próximos dias.

Procurada a Funarbe não quis se manifestar sobre o atraso e a data de quando os alunos começaram a receber suas bolsas. Já a UFV informou através da Pró Reitoria de Pós Graduação, que depende dos repasses da Fapemig para que os alunos de graduação possam receber suas bolsas e que também nos próximos dias todos os alunos estarão com suas bolsas em dia.

Horas depois da veiculação desta matéria, a Assessoria de Comunicação da Funarbe entrou em contato com a  nossa redação e informou via e-mail que, “como de costume, a Funarbe inicia os pagamentos logo que o recurso é repassado pela Fapemig e que nos próximos dias todos os alunos estarão com suas bolsas em dia”.

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade