ESTUDANTES OCUPAM PRÉDIO PRINCIPAL DA UFV CONTRA A PEC 241
18 de outubro de 2016

Diversos estudantes da Universidade Federal de Viçosa ocupam desde a 00 hs desta terça-feira 18, o prédio principal Arthur da Silva Bernardes "Bernadão" do Campus Viçosa em protesto a Projeto de Emenda a Constituição 241 proposta pelo atual Presidente da República Michel Temer (PMDB), que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Os estudantes também pedem um posicionamento da reitoria da UFV em relação à PEC 241 e solicitam esclarecimentos sobre mudanças feitas no Restaurante Universitário, que proíbe que funcionários da UFV, visitantes e moradores de Viçosa realizem suas refeições no restaurante.
Outro ponto levantado pelos manifestantes é sobre um possível aumento no valor das refeições no mesmo restaurante, que passará de R$1,90 para R$3,00. Os manifestantes pedem mais clareza no processo, que segundo eles "está sendo tramado na surdina, às portas fechadas".

Servidores sem trabalhar

20161018_084416

Vários servidores da UFV que trabalham no "Bernadão" quando chegaram para trabalhar encontraram as portas fechadas e foram impedidos pelos manifestantes de entrarem no prédio. Os manifestantes afirmam que enquanto a UFV e Conselho Universitário não se posicionem em relação a PEC e as mudanças realizadas no Restaurante Universitário o prédio continuará ocupado e ninguém poderá entrar.

Possível cancelado do SIA

Um ponto levantado por alguns funcionários da UFV é em relação a realização do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), que reúne diversos alunos da UFV e de outras faculdades no Campus Viçosa. Caso não seja possível a entrada de funcionários no prédio para a retirada de materiais que serão usados o Simpósio pode ser cancelado afetando centenas de alunos, que iriam apresentar trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo desse ano.

A reitora da UFV Nilda de Fatima Ferreira estava em viagem para Brasília quando soube da ocupação e retorna às  11 hs da manhã de hoje para negociar com os estudantes.

Procura a Assessoria de imprensa da UFV disse que se  manifestará sobre a ocupação ainda hoje.

publicidade

publicidade

publicidade