EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “HERANÇA COMPARTILHADA” CHEGA À VIÇOSA
19 de outubro de 2016

A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil trará para Viçosa a exposição “Herança Compartilhada”, com fotos dos festivais que resultaram no livro de mesmo nome lançado em 2013. Em Viçosa, a exposição será realizada na Pinacoteca da UFV a partir do dia 25 de outubro, e ficará na cidade até dia 10 de novembro.

Ao todo são 22 fotografias tiradas por fotógrafos brasileiros nos EUA e fotógrafos norte-americanos no Brasil. A abertura da exposição será no dia 25 de outubro, às 20h na Pinacoteca da UFV, localizada ao lado da Caixa Econômica Federal. Após a abertura da exposição, haverá uma visita guiada feita pelo curador João Kulcsár.

O festival “Herança Compartilhada” foi realizado nos anos de 2005, 2007, 2010 e 2011, pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Através de uma série de exposições, seminários, workshops e palestras, grupos de intelectuais, brasilianistas, estudantes e fotógrafos discutiram as semelhanças e os contrastes da herança cultural de Brasil e Estados Unidos, a partir da presença de indígenas, africanos, europeus e de recentes movimentos migratórios nos dois países.

As imagens presentes na exposição, de fotos históricas selecionadas dos acervos do Ellis Island Immigration Museum - Nova York e do Memorial da Imigração - São Paulo; e de fotos contemporâneas selecionadas a partir do intercâmbio de fotógrafos durante cada festival, foram escolhidas de modo a incentivar a discussão sobre assuntos comuns aos dois países, relacionados às populações indígenas, aos afrodescendentes e à imigração.

Este primeiro ciclo de itinerância da exposição, com início em abril de 2015 e término em junho de 2017, contempla as cidades de Marília (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP); Vila Velha (ES); Recife (PE); Uberaba (MG); São Luís (MA); São José dos Campos (SP); Salvador (BA) e Viçosa (MG).  A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e 14h às 18h. Visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (31)3899-1368.

publicidade

publicidade

publicidade