UFV: EVENTO IRÁ DEBATER OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE
21 de novembro de 2016

Para lembrar o Dia da Consciência Negra, que foi celebrado neste domingo 20 de novembro, a Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv) vai promover o debate “O 20 de novembro e a universidade”. O evento acontece hoje às 18h30, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal no Campus da UFV.

o20denovemrboeauniversidadeSegundo a Assessoria de Comunicação da ASPUV as discussões do evento  vão tratar sobre a inserção, a presença e os desafios ainda enfrentados pelos negros dentro das universidades. Para debaterem o tema estarão presentes  a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Dulce Maria Pereira, e os professores da UFV, Maria Isabel Chrysostomo e Adélcio de Sousa Cruz.

Cresce número de estudantes negros nas universidades

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais negros estão fazendo o ensino superior no Brasil nos últimos anos. Em 2004, 16,7% dos alunos negros frequentavam um curso de graduação. Esse número cresceu para 45,5% em 2014. Apesar do aumento, o total não chega a atingir o percentual de brancos que já fazia o ensino superior em 2004: 47,2%. Dez anos depois, esse total chegou a 71,4%.

Em programas de mestrado e doutorado, a presença dos negros também cresceu, mas ainda é pequena, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). De 48,5 mil alunos em 2001 foram para 112 mil em 2013. Entretanto, eles ainda representam apenas 28,9% dos pós-graduandos no país.

 

 

publicidade

publicidade

publicidade