PREFEITURA DE VIÇOSA VOLTA A FAZER MUTIRÕES PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE NESTE SÁBADO
23 de novembro de 2016

A prefeitura de Viçosa decidiu antecipar as ações de combate à Dengue com várias medidas de cunho preventivo. O objetivo é evitar um novo surto semelhante ao ocorrido nos primeiros meses deste ano, quando a secretaria de Saúde da cidade registrou mais de 3 mil casos confirmados da doença.

img_0940-1024x682Após divulgação dos dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado na cidade entre os dias 24 e 28 de outubro, a secretaria de Saúde reuniu setores que compõem o Comitê Municipal de Combate à Dengue, como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Departamento de Fiscalização, a Defesa Civil e a secretaria de Governo, para debater a construção de uma estratégia conjunta.

“Apesar de estarmos em condições satisfatórias, conforme revelou o LIRAa, é necessário verificar quais as regiões que apresentaram maior índice para tomarmos medidas antes do período crítico”, disse o secretário de Governo Luciano Piovesan, que está à frente do Comitê Municipal de Combate à Dengue desde o ano passado.

Ele ainda ressaltou a efetividade das ações que rapidamente foram tomadas no sentido de evitar a propagação do surto de Dengue através de mutirões “cata bagulho”, trabalho de conscientização nas escolas, contribuição do Exército Brasileiro, contratação de novos agentes de endemias e treinamento dos mesmos, instalação de sala de soroterapia e o envolvimento da comunidade como um todo.
Durante a reunião, o chefe do departamento de Vigilância em Saúde, Ronilson Vieira, apresentou a situação de cada região da cidade com dados compilados após trabalho de campo dos agentes de endemias. Segundo os dados, a situação mais grave se encontra no bairro Lourdes, que apresenta o maior índice de infestação predial da cidade.
“O dado não nos surpreende, pois, apesar de ser uma região de classe média, o Lourdes também é campeão de resistência às visitas dos agentes de endemias”, ressaltou Vieira. Na sequência vem Vale do Sol, Silvestre e Nova Viçosa na lista dos bairros com maiores índices de infestação predial.
Nesse sentido, ficou definido que esses bairros serão os primeiros a receber as medidas definidas durante a reunião, conforme o cronograma abaixo:
  • Dia 26/11 – Dia “D” contra a Dengue no bairro VALE DO SOL com mutirão de coleta de materiais que acumulam água no período da manhã.
  • Dia 30/11 – Dia “D” contra a Dengue no bairro LOURDES com mutirão de coleta de materiais que acumulam água às 14h.
  • Dia 03/12 – Dia “D” contra a Dengue no bairro SILVESTRE com mutirão de coleta de materiais que acumulam água no período da manhã.
  • Dia 10/12 – Dia “D” contra a Dengue no bairro NOVA VIÇOSA com mutirão de coleta de materiais que acumulam água no período da manhã.
Vale ressaltar que a população já pode agir vistoriando seus imóveis e ambiente de trabalho para eliminar água parada e possíveis focos do mosquito. O telefone (31) 3892-6430 pode ser acionado para fazer denúncias e sugestões, tirar dúvidas e acionar a visita de um agente de endemias.

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade