VERÃO: DICAS PARA PEGAR UM BRONZE SAUDÁVEL
12 de janeiro de 2017

Com a chegada da estação mais quente do ano, muita gente quer garantir aquele bronze perfeito. Mas é preciso muito cuidado com a pele quando for tomar sol. A especialista Caroline Assed, da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que o uso de bronzeadores não é indicado.

De acordo com Caroline esses bronzeadores tem fator de proteção muito baixo em média no fator 15 e  isso dá uma falsa sensação de que a pessoa está protegida do sol e elas não estão protegidas e não devem em hipótese alguma usar esses bronzeadores. Caroline ressalta que se você for usar um bronzeador ele deve ter mínimo o fator de proteção 30 para que você não se queime durante o bronzeamento.

Segundo Caroline aqueles falsos bronzeadores que podem vir em sprays não tem problema algum em serem aplicados no corpo, pois eles ficam na camada mais superficial da pele e não estimulam o câncer de pele. O único problema segundo Caroline é que eles podem causar alergias, mas isso vária muito de pessoa para pessoa. Então, estão liberados os usos de cremes, spray e maquiagens que você pode aplicar na pele e dar aquele aspecto de bronze natural.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária alerta que os produtos aceleradores de bronzeado já regularizados deverão exibir, nas embalagens os dizeres "Este produto não é um protetor solar". A dermatologista Caroline Assed, lembra que as câmaras de bronzeamento estão proibidas pela ANVISA desde 2010.  Mas existem alguns produtos que estão liberados.

Para curtir o verão sem preocupações com a pele, a dermatologista recomenda  o uso diário de filtro solar, independente de estar ensolarado, nublado ou chovendo. Caroline afirma que é necessário fazer a aplicação meia horas antes de entrar no mar ou na piscina e é necessário aplicar uma colher de chá no rosto e mais ou menos três colheres de sopa de protetor por todo o corpo.
Outra dica importante é reaplicar o protetor toda vez que você sair da água e usar chapéu e sempre ficar debaixo de um guarda-sol para evitar uma exposição excessiva aos raios solares.

Visitar regularmente o dermatologista e fazer o auto exame da pele também é fundamental. Além de evitar a exposição ao sol entre 11 horas  da manhã e as quatro horas da tarde.

Com informações da Rádio Montanhesa Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade