PREFEITURA AFIRMA QUE NOTÍCIA SOBRE O CANCELAMENTO DO CARNAVAL DE VIÇOSA É FALSA
20 de fevereiro de 2017

Circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp de Viçosa a notícia de que a Prefeitura Municipal cancelou as festividades do carnaval na cidade. Segundo a nota a quantia de R$597.800,00 que seriam usados para contratação de bandas de renome nacional e montagem de toda a estrutura da festa seriam destinados exclusivamente para o Hospital São João Batista, que na última quinta-feira 16, ficou fechado por pelo menos três horas por falta de materiais básicos, como por exemplo, luvas. 

Rapidamente o boato se espalhou e se tornou um dos assuntos mais comentados em toda à cidade e muitos viçosenses elogiaram a decisão da Prefeitura em cancelar o carnaval e destinar o dinheiro para o Hospital, que passa por um de suas piores crises financeiras, mas tudo não passa de boatos.

Procurada a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa, informou apenas que a notícia é falsa e que não iria comentar o assunto. Mas deixou claro, que o Carnaval em Viçosa irá acontecer nos dias 26, 27 e 28 deste mês com contratação de shows e que os últimos preparativos estão sendo feitos e que possivelmente os shows irão acontecer no Espaço Aberto de Festas da UFV, como já foi noticiado por este Portal, onde a Polícia Militar apresentou o esquema de segurança para a realização do carnaval 2017. 

Ainda de acordo com a falsa notícia a Prefeitura iria dar apoio à todos os blocos de rua e também ao SEARA, evento religioso que acontece há 29 anos na cidade durante o carnaval. A nota informa ainda, que estaria marcada para acontecer à 19h desta segunda-feira uma reunião entre o Executivo Municipal e os representantes de todos os blocos carnavalescos da cidade para que o apoio da Prefeitura aos mesmos fosse mantido.

 

Confira na íntegra a notícia falsa sobre o cancelamento do CarnaViçosa 2017:

"PREFEITURA CANCELA CARNAVAL OFICIAL, MAS MANTÉM APOIO A BLOCOS E SEARA

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Superintendência de Gestão e Governança e Secretaria de Cultura, informa que não realizará este ano a festa oficial de Carnaval no município, batizada de CarnaViçosa 2017. Devido à atual conjuntura econômica do país, a Administração Municipal considerou prudente suspender a festa de carnaval, principalmente em função da queda de arrecadação de repasses de recursos federais e estaduais, e em consequência a possibilidade de um orçamento mais restrito para as atividades essenciais dos principais serviços à população.

O Executivo Municipal fez uma avaliação em relação aos custos do evento CarnaViçosa 2017, que previa contratação de bandas de renome nacional, sonorização, palco, equipes de apoio e segurança, brigadistas, banheiros químicos e demais estruturas no valor estimado em R$ 597.800,00 (quinhentos e noventa e sete mil e oitocentos reais), e decidiu direcionar esses recursos essencialmente para a área da saúde, exclusivamente para Hospital São João Batista, que no dia de ontem 16/02 teve que manter fechada as suas portas por um período de três horas, pela falta de materiais básicos, o que deixa a população e a Administração bastante sensíveis. Com a destinação do montante mencionado para a área da saúde, permitiremos assim uma maior estrutura para um melhor atendimento à população.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (17), após reunião do Prefeito Ângelo Chequer com o Superintendente de Gestão e Governança Luciano Piovesan Leme, sendo que o cancelamento do CarnaViçosa permitirá priorizar a destinação destes recursos, provenientes exclusivamente de arrecadação própria, para investimentos na infraestrutura da Secretaria de Saúde, possibilitando uma resposta mais rápida e eficaz aos problemas financeiros do Hospital São João Batista, principalmente relacionados à falta de materiais básicos para o atendimento da população.

Embora cancelada a festa oficial, o Governo Municipal ressalta que manterá o apoio às comunidades que promoverem reuniões dos tradicionais blocos carnavalescos em seus bairros, assim como o tradicional evento religioso SEARA, que acontece há 29 anos na cidade. Para tratar detalhes sobre o apoio aos blocos, a Administração se reunirá com todos os representantes destes na próxima segunda-feira, dia 20, às 19 horas, no Espaço Cultural Hervé Cordovil, na antiga estação ferroviária.

A Prefeitura já havia decidido desde Dezembro/16 pela não realização, neste ano, do também tradicional desfile das escolas de samba de Viçosa. As agremiações não se mobilizaram no decorrer do ano para se prepararem para o carnaval, mesmo a Prefeitura tendo comunicado antecipadamente que, caso não houvesse organização por parte das mesmas, não haveria apoio oficial, assim não houve interesse por parte das próprias agremiações em realizar o evento neste ano.

Importante destacar ainda que o Orçamento Municipal é distribuído entre todas as Secretarias em função do prévio planejamento para as diversas ações e programas específicos de cada uma, sendo formado de recursos de arrecadação própria e de repasses estaduais e federais. No caso dos recursos para o CarnaViçosa, os mesmos são provenientes da arrecadação própria, não tendo qualquer vinculação com repasses de verbas de âmbito federal ou estadual, ou seja, trata-se de um tipo de recurso cujo município tem autonomia para decidir em que área investirá.

Prefeitura Municipal de Viçosa - O futuro é agora
Gestão 2017/2020"

 

publicidade

publicidade

publicidade