Cidade, Polícia
PERDEU OU TEVE DOCUMENTOS ROUBADOS DURANTE O CARNAVAL? SAIBA O QUE FAZER
1 de março de 2017

Durante as festas de Carnaval muita gente é roubada no meio da multidão ou acaba perdendo os documentos, celular entre outros.

Em caso de roubo a recomendação é que a vítima faça um Boletim de Ocorrência. Ele pode ser feito em uma Delegacia de Polícia Civil ou através da Delegacia Virtual, uma parceria entre as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, onde o solicitante pode registrar um boletim de ocorrências sem sair de casa. Na ocorrência é necessário informar o número dos documentos pessoais, como RG, CPF ou passaporte, no caso de estrangeiros.

As ocorrências  podem ser registradas por maiores de dezoito anos através de formulários disponíveis no site da Delegacia Virtual. Após o envio das informações, a ocorrência passa por uma triagem e logo após é emitida uma mensagem informando o número do Evento de Defesa Social (REDS) e sua forma de acesso para impressão no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS). O documento pode ser utilizado pelo cidadão para o acionamento de seguradoras e comprovação de perda de documentos.

Para evitar que outra pessoa roube a sua identidade também é possível cadastrar a perda ou roubo do documento no SPC.  Para isso basta ir a um posto de atendimento do SPC com o número do boletim de ocorrência. E avisar que pode ser uma fraude caso haja alguma compra ou uso do seu CPF por outra pessoa.